A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lamentou a morte da jovem Syang Siqueira, de 21 anos, que estava grávida de 9 meses e faleceu na segunda-feira (22), dentro da ambulância do Samu, em frente ao Pavilhão de Saúde de Água Doce do Norte. A paciente havia sido atendida e enviada para casa em um hospital de Barra de São Francisco no dia anterior. A Sesa não mencionou na nota enviada a suposta negligência médica levantada pela família da vítima.
De acordo com a Sesa, a gestante procurou atendimento no Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho em Barra de São Francisco, queixando-se de perda de líquido e dores. Durante o atendimento, foram realizados todos os exames necessários, incluindo o pré-natal de rotina. Foi constatado que a paciente não apresentava perda de líquido e que o colo do útero estava fechado e sem dilatação. A paciente recebeu medicação para dor e recebeu alta após melhora clínica.
A coordenação do Samu 192 informou que enviou uma ambulância para atender a paciente após ser acionada. No entanto, infelizmente, ela faleceu. A família da vítima alega que a Unidade Básica do Samu/192 foi orientada a não fazer a transferência da jovem de Água Doce para Barra de São Francisco, aguardando uma Unidade de Suporte Avançada (USA) que iria de Barra de São Francisco para Água Doce.
O corpo da jovem, com a bebê na barriga, foi levado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Vitória. O prefeito de Água Doce do Norte decretou luto oficial de dois dias no município em decorrência da tragédia e a família pede justiça.
Ver essa foto no Instagram