Uma equipe da Região Norte de Saúde, formada por médico oftalmologista, auxiliar de consultório e outros profissionais estará em Barra de São Francisco na primeira semana de março para realizar um mutirão de consultas e exames oftalmológicos numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Os detalhes do evento, que pretende zerar a demanda por consultas e exames de oftalmologia dos moradores Barra de São Francisco foi acertado na manhã desta terça-feira, 6, entre o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves e a coordenadora do Programa Saúde Fácil para a área oftalmológica da Região Norte de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Selma Loures da Paixão.
De acordo com o secretário Elcimar, esta é mais uma ação em busca de redução das demandas de consultas e exames acertadas pelo prefeito Enivaldo dos Anjos e por ele junto à Sesa para trazer os serviços médicos para o município, em vez de enviar os pacientes para outras cidades.
“Já fizemos um mutirão de exames especializados, no final do ano passado, que zerou a fila desse tipo de exames no município. Conseguimos atender mais de 800 usuários em apenas um dia. Agora, teremos o mutirão oftalmológico que, por ser um pouco mais complexo, demandará o atendimento durante seis dias, de segunda a sábado”, explica Elcimar.
Selma Paixão, que é coordenadora do programa, sediado em Conceição da Barra, visitou as dependências da UBS Central Alvino Campos e elopiou muito a estrutura. “Nosso objetivo é evitar o desconforto e os riscos dos pacientes, trazendo os serviços básicos, consultas e exames até o município. Com esse mutirão vamos identificar se o usuário precisa de exames mais complexos ou cirurgias, mas a intenção é resolver o máximo das demandas aqui mesmo. A estrutura apresentada pelo secretário é fantástica e acredito que vamos conseguir zerar a fila no município”, disse ela.
O secretário Elcimar destacou ainda que todos os usuários da Saúde Municipal na área de oftalmologia já estão cadastrados e serão informados por meio de suas unidades de saúde, sobre o dia em que serão atendidos. “É um mutirão, como o outro, de exames para atender aqueles usuários que estão na fila de espera e acreditamos que vamos zerar essa fila”, pontuou.
Sistema Mais Saúde
A oferta de procedimentos oftalmológicos na Região Norte de Saúde (RNS/ES), dentro do Programa Saúde Fácil tem como objetivo reduzir a demanda reprimida dos últimos anos e dar celeridade aos atendimentos especializados na Região. A sede do setor oftalmológico foi sediada no Hospital Municipal de Conceição da Barra, mas, a iniciativa da Semus junto à RNS/ES foi aceita pelo superintendente da região, Edilson Monteiro, que destaca que a estratégia de regionalização da Sesa contribui para o acesso mais ágil e fácil da população aos serviços especializados de diversas áreas da saúde.
O superintendente da região, Edilson Monteiro, destaca que a estratégia de regionalização da Sesa contribui para o acesso mais ágil e fácil da população aos serviços especializados de diversas áreas da saúde.
“Essa iniciativa diminui o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias, além de evitar que haja um grande deslocamento para ser assistido por um especialista. Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por médicos especialistas”, afirma Edilson Monteiro.
Fonte: (Secom/PMBSF)