20.1 C
Barra de São Francisco
90

Estudante Capixaba suspeito de planejar ataque contra Presidente Lula é investigado pela Polícia Federal

Date:

Compartilhe:

O jovem capixaba suspeito de lançar uma vaquinha online para financiar um suposto ataque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um estudante universitário de 19 anos, residente em Aracruz, no litoral Norte do Espírito Santo.

De acordo com a Polícia Federal, o estudante manifestou em uma rede social sua intenção de angariar fundos para contratar um “sniper”, um atirador de elite, visando realizar o ato. O delegado federal Lorenzo Esposito, da Delegacia de Crimes Fazendários (Delefaz) da PF, responsável pela investigação, detalhou que tanto o celular quanto o computador do suspeito foram apreendidos para averiguação.

O delegado destacou: “Através das redes sociais, o indivíduo proferiu ameaças contra o presidente da República, incitando a formação de uma ‘vaquinha’ para contratar um ‘sniper’ com habilidades de precisão para a execução do ato”. O suspeito reside em um bairro de classe média alta em Aracruz, denominado Bela Vista, e já estava sob investigação da Polícia Federal desde o ano anterior, por solicitação do Ministério da Justiça.

A Operação Eco, deflagrada recentemente, culminou com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do jovem, com o intuito de investigar as alegadas infrações penais de ameaça e incitação ao crime contra a Presidência.

Lorenzo Esposito explicou: “Recebemos a denúncia, iniciamos a investigação, identificamos o indivíduo e confirmamos suas postagens. Ele reside em Aracruz, e obtivemos autorização judicial para realizar busca e apreensão. Ele é um jovem de 19 anos, estudante e desempregado.”

Na busca realizada, nenhuma arma foi encontrada na casa do suspeito. O delegado acrescentou: “Não encontramos armas ou qualquer evidência nesse sentido. A apreensão concentrou-se em seus dispositivos eletrônicos para verificar a continuidade das ameaças.”

O universitário foi interrogado e posteriormente liberado, mas enfrentará acusações por ameaça e incitação ao crime, com penas máximas de seis meses de prisão. Contudo, devido à natureza considerada de menor potencial ofensivo, a Justiça poderá optar por substituir a prisão por penas alternativas, como multa ou serviço comunitário.

Lorenzo Esposito ressaltou: “O suspeito confessou durante o interrogatório que fez as postagens, porém alegou que não planejava executar as ameaças. Ele afirmou que se arrependeu e chegou até a excluir sua conta na rede social posteriormente.”

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Justiça Manda Prender Treinador Suspeito de Abuso Sexual Contra Atleta em Colatina

Justiça Manda Prender Treinador Suspeito de Abuso Sexual Contra Atleta em ColatinaA Justiça do Espírito Santo emitiu uma ordem de prisão preventiva contra um...

Morre Chrystian, cantor da dupla “Chrystian e Ralf”

O cantor Chrystian, 67 anos, que fez parte da dupla "Chrystian e Ralf", morreu na noite desta quarta-feira (19). O artista estava internado em...

Análise: Inter Retoma Modelo com Dois Pontas e Ganha Moral para o Gre-Nal

Análise: Inter Retoma Modelo com Dois Pontas e Ganha Moral para o Gre-Nal Em um momento crucial, o técnico Eduardo Coudet mostrou sua habilidade tática...

Microsoft Flight Simulator

O Microsoft Flight Simulator é uma renomada série de simuladores de voo desenvolvida pela Microsoft. Conhecido por sua precisão e realismo, o jogo oferece...

Tragédia em Cariacica: Menina de 6 Anos é Espancada Até a Morte e Mãe Está em Estado Grave

Tragédia em Cariacica: Menina de 6 Anos é Espancada Até a Morte e Mãe Está em Estado Grave Uma tragédia chocou os moradores do bairro...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação