Uma carreta que transportava um trator na carroceria se envolveu em um acidente na noite de quarta-feira (7), por volta das 21h, no km 149 da BR-101, na região central de Linhares, Norte do Espírito Santo. O impacto da colisão resultou na queda de uma passarela, causando também a queda de um ciclista que estava na estrutura no momento do acidente.
A rodovia teve que ser totalmente interditada e apenas uma pista foi liberada na manhã de quinta-feira (8). A Eco101, concessionária responsável pela via, informou que suas equipes estão trabalhando na remoção das estruturas para garantir a segurança das pistas.
De acordo com as primeiras informações, o caminhão estava com carga acima do limite permitido, que é de 5,5 metros de altura. O motorista realizou o teste do bafômetro, que deu negativo. Ele foi multado por excesso de dimensão do veículo e da carga, perdendo 5 pontos na carteira e pagando uma multa no valor de R$ 195,23.
O ciclista que estava na passarela no momento do acidente sofreu ferimentos nas pernas e na cabeça e foi levado para um hospital da região. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a lança da retroescavadeira atinge a construção, derrubando toda a passarela. O veículo também estava transportando outra máquina.
O trânsito na região está parado até o Buda Gigante de Ibiraçu para quem segue no sentido Vitória – Linhares. Já no sentido oposto, o tráfego está liberado.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, informou que toda a estrutura da administração central do município está à disposição da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para auxiliar no caso. Equipes de saúde, assistência social e segurança estão prontas para oferecer todo o suporte necessário. A população foi orientada a evitar o acesso ao local do acidente para facilitar o trabalho das equipes de segurança.
A Eco101 mobilizou carros de ambulância, guincho e viatura de inspeção para atender à ocorrência. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) também estão no local.
Na manhã de quinta-feira (8), a maior parte da estrutura que estava caída na pista já havia sido removida. A carreta tinha saído da Serra, na Grande Vitória, e seguia para Eunápolis, na Bahia.
A empresa responsável pelo transporte, Serranalog Transportes LTDA, lamentou o acidente e afirmou que está analisando os fatos para tomar as medidas necessárias. A empresa ressaltou que seus veículos e motoristas seguem as normas de trânsito e segurança exigidas pela legislação, garantindo que o transporte do equipamento estava regular. Além disso, a empresa se solidarizou com a população local e com o ferido, oferecendo o auxílio necessário.