21.2 C
Barra de São Francisco
90

Trump tem vitória recorde em primeira prévia das eleições dos EUA; DeSantis fica em 2º lugar

Date:

Compartilhe:

Donald Trump obteve uma vitória recorde na primeira prévia das eleições americanas, realizadas no estado de Iowa, nesta segunda-feira (15).

O ex-presidente venceu as convenções republicanas do estado por uma margem sem precedentes, dando início à sua tentativa de obter a terceira indicação presidencial do seu partido.

Trump atingiu esse resultado mesmo após não comparecer aos debates do Partido Republicano.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, superou a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, para um distante segundo lugar – embora a disputa pela indicação agora mude para New Hampshire, onde as pesquisas mostram Haley em uma posição muito mais forte nas primárias da próxima semana.

CNN projetou a vitória oficial de Trump, que já garantiu mais de 50% dos votos (20 delegados), contra 21,2% do governador da Flórida, Ron DeSantis (8 delegados), e 19,1% da ex-governadora do Carolina do Sul, Nikki Haley (7 delegados). Em terceiro lugar, aparece o empresário Vivek Ramaswamy, com 7,7% dos votos (3 delegados).

DeSantis e Haley devem terminar oficialmente em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A primeira prévia do partido Democrata, do qual o atual presidente dos EUA, Joe Biden, faz parte, será no dia 23 de janeiro em New Hampshire.

Trump agradece Iowa

Trump agradeceu “ao grande povo de Iowa” e parabenizou seus concorrentes depois que a CNN projetou que ele venceria as prévias de Iowa.

“Eu realmente acho que agora é hora de todos, nosso país, se unirem”, disse ele. “Queremos nos unir, seja republicano, democrata, liberal ou conservador”.

O empresário Vivek Ramaswamy anunciou que abandonou sua campanha presidencial na festa de sua campanha em Des Moines, cidade em Iowa.

“Acho que é verdade que não conseguimos a surpresa que queríamos entregar esta noite”, disse ele. Ele também apoiou Trump e disse que planeja participar de um comício com o ex-presidente em New Hampshire na terça-feira.

DeSantis comemorou o segundo lugar, dizendo aos eleitores: “Recebemos nossa passagem em Iowa” e disse que sua campanha representava esperança para o futuro do país.

Haley espera obter melhores resultados nas primárias de New Hampshire na próxima semana. A pressão está aumentando sobre ela para obter uma vitória ali, disseram fontes próximas à sua campanha à CNN.

Ela também atacou Trump e o presidente Joe Biden e argumentou que os americanos não querem uma revanche entre os dois. Nas suas observações, Haley disse que o país quer uma nova geração de liderança.

Ron DeSantis em 2º lugar

O candidato presidencial republicano, governador da Flórida, Ron DeSantis, fala em seu evento durante caucus em Iowa em 15 de janeiro de 2024 / Scott Olson/Getty Images

O governador da Flórida, Ron DeSantis, aplaudiu os eleitores de Iowa por ajudarem a levá-lo ao segundo lugar nas convenções de Iowa.

Ele disse que aprendeu durante a campanha que as pessoas querem esperança para o futuro do país – e foi isso que a sua campanha representou.

“Eles jogaram tudo em nós, menos a pia da cozinha”, disse DeSantis. “Eles até convocaram a eleição antes mesmo que as pessoas tivessem a chance de votar”, acrescentou, sob vaias da multidão.

“Por causa do seu apoio, apesar de tudo o que eles jogaram contra nós, todos contra nós, tivemos nossa passagem para fora de Iowa”, disse o governador.

Com cerca de 90% dos votos relatados, DeSantis derrotou por pouco a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, pelo segundo lugar, ganhando mais de 21% dos votos.

A candidata presidencial republicana, ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley, fala em seu evento durante caucus em Iowa noturno caucus em 15 de janeiro de 2024 / Win McNamee/Getty Images
A candidata presidencial republicana, ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley, fala em seu evento durante caucus em Iowa noturno caucus em 15 de janeiro de 2024 / Win McNamee/Getty Images

DeSantis encontrou seu progresso nas últimas semanas na campanha – abandonando suas referências frequentes às guerras culturais, mostrando sua afabilidade em entrevistas com os principais meios de comunicação que ele ignorou durante a maior parte da corrida e se concentrando em uma mensagem final.

 

Fonte: CNN Brasil

━ MAIS LINKS

Popó nocauteia Bambam em 36 segundos no Fight Music Show 4

O tetracampeão de boxe Acelino Popó Freitas, 48 anos, venceu o ex-BBB Kleber Bambam, 46 anos, por nocaute em 36 segundos no Fight Music Show...

MC Gui vence Nego do Borel por nocaute técnico no FMS 4, em São Paulo

Em combate inusitado de boxe, o funkeiro MC Gui, de 25 anos, venceu o cantor e ator Nego do Borel, de 31, por nocaute...

Popó x Bambam lutam hoje: veja onde assistir ao vivo e outros duelos

O lutador de boxe Acelino Popó Freitas enfrenta o ex-BBB Kleber Bambam neste sábado (24), pelo Fight Music Show 4, em São Paulo. O evento começa...

Morre bebê de 6 meses vítima de grave acidente entre Vila Pavão e Nova Venécia

Neste domingo trágico, uma família foi devastada por um acidente fatal na rodovia ES 220, em Vila Pavão, Norte do Espírito Santo, resultando na...

Pai atira no próprio filho por não aceitar namorada em casa em Água Doce do Norte

Pai atira no próprio filho por não aceitar namorada em casa em Água Doce do NorteNoite de quinta-feira (22) foi marcada por um incidente...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação