22.2 C
Barra de São Francisco
90

Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco cria Sala de Situação das Arboviroses; entenda

Date:

Compartilhe:

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Semus), anunciou nesta quarta-feira, 28, a criação de uma Sala de Situação das Arboviroses, como medida para estabelecer estratégias para o enfrentamento de doenças como a dengue, zika e chikungunya, entre outras. A medida foi formalizada, por meio da portaria nº 139/2024, assinada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.

O surto de dengue em Barra de São Francisco está tomando proporções de epidemia neste início de ano, seguindo a tendência de todo o Espírito Santo e país. De acordo com o último boletim da Sesa, o município tinha, em meados deste mês, 1.185 casos notificados da doença este ano. Mas, a Vigilância Epidemiológica em Saúde, afirma que o número é ainda maior. São 1.252 casos notificados, com 760 confirmados, 270 em investigação e 35 pessoas em estado grave, ou seja, aqueles em que a doença pode matar, causando hemorragias internas e outros problemas.

+ Sobre a Sala de Situação

A Sala de Situação tem a finalidade de garantir o trabalho das equipes envolvidas no combate ao Aedes aegypti, coordenar as medidas de prevenção com capacidade de resposta adequada aos níveis de transmissão neste período crítico e assegurar o cumprimento dos protocolos de atendimento aos casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre nas unidades de saúde.

Para a organização dos trabalhos, os membros e representantes de departamentos e divisões de pastas municipais e órgãos do Governo do Estado, farão reuniões semanais para articular ações a fim de eliminar criadouros do mosquito, bem como intervir, se necessário, para garantir oferta adequada dos serviços de vigilância e assistência em saúde.

Visando atender as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a Sala também irá contribuir com a elaboração e implantação do Plano de Contingência de Arboviroses. Estas doenças virais que são transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos, sendo o principal vetor mais conhecido o Aedes.

Dentre as enfermidades mais comuns, estão a dengue, zika e chikungunya, que provocam uma variedade de sintomas, desde febre alta até complicações mais sérias.

Ao picar uma pessoa infectada, o mosquito se transforma em portador do vírus e o transmite a outras pessoas. O controle das arboviroses requer medidas de prevenção, como a eliminação dos criadouros dos mosquitos, uso de repelentes eficazes e implantação de estratégias de controle vetorial por parte do Poder Público.

A colaboração da população é essencial para o enfrentamento destas doenças, com garantia de um ambiente seguro e saudável a todos.

Composição

A Sala de Situação das Arboviroses será composta pelos representantes das seguintes secretarias e órgãos: Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Limpeza Pública; Secretaria Municipal de Transportes e Estradas; Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil; Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica; Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho; Corpo de Bombeiros Militar de Barra de São Francisco.

Fonte: Secom/PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Ocupação do MST em São Mateus: Jornada pela Reforma Agrária em Destaque

Ocupação do MST em São Mateus: Jornada pela Reforma Agrária em Destaque Na madrugada da última quarta-feira (17), mais de 200 famílias vinculadas ao...

Buscas Intensas em Pinheiros Continuam sem Resultados

Buscas Intensas em Pinheiros Continuam sem Resultados O desaparecimento da jovem Samanta Teixeira de Oliveira Teodoro, de apenas 14 anos, tem mobilizado equipes de...

Correios divulga cargos para novo concurso público; veja o cronograma

Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) novos detalhes do concurso público da estatal. Em setembro, a empresa irá publicar um edital de nível médio,...

Suspeito Preso por Participação na Morte de Jovem em Marilândia: Detalhes do Caso

Suspeito Preso por Participação na Morte de Jovem em Marilândia: Detalhes do Caso Introdução: A investigação sobre o desaparecimento e morte da jovem Thamyris...

Justiça determina prisão de pai e filho suspeitos de homicídio em Montanha: Entenda o caso

Justiça determina prisão de pai e filho suspeitos de homicídio em Montanha: Entenda o caso Introdução: A Justiça expediu mandado de prisão para Itamar...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação