19.6 C
Barra de São Francisco
90

Saque-Aniversário FGTS 2024: Confira o Calendário e Passos para Resgate

Date:

Compartilhe:

Saque-Aniversário FGTS 2024: Confira o Calendário e Passos para Resgate. Os trabalhadores que escolheram o Saque-Aniversário do FGTS agora podem acessar gradualmente a cota de 2024.

As retiradas estão sendo liberadas de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador. Para os nascidos em janeiro, o saque já está disponível a partir desta terça-feira (2).

Saque-Aniversário FGTS 2024: Confira o Calendário e Passos para Resgate
fgts

Instituída em 2019 e em execução desde 2020, essa opção permite a retirada anual de parte do saldo de qualquer conta do fundo, ativa ou inativa, no mês do aniversário do trabalhador. Contudo, ao escolher essa modalidade, o trabalhador abre mão do saque do valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa rescisória.

O governo tem planos de alterar essa regra, permitindo o saque do saldo total da conta em casos de demissão injustificada, semelhante ao que ocorre com quem não aderiu ao Saque-Aniversário. Em dezembro, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou a intenção de enviar um projeto de lei com essas alterações até março.

Segundo dados da Caixa Econômica Federal divulgados em setembro, cerca de 32,7 milhões de pessoas aderiram ao Saque-Aniversário. Dessas, 16,9 milhões utilizaram esses recursos como garantia para financiamentos. Até agosto, o total financiado pelos bancos nessa modalidade atingiu a marca de R$ 111,4 bilhões.

O período para os saques inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e se estende até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o montante não seja retirado dentro desse prazo, ele retorna para as contas do FGTS vinculadas ao trabalhador.

Saque-Aniversário do FGTS em 2024: Confira o Calendário e Realize seu Resgate

Saque-Aniversário FGTS 2024: Confira o Calendário e Passos para Resgate
calendario-fgt

Adesão a essa modalidade é voluntária e pode ser feita pelo aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets Android e iOS, ou nas agências do banco. Se o trabalhador deseja receber o dinheiro no mesmo ano, deve optar pelo Saque-Aniversário até o último dia do mês de nascimento, caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.

Ao escolher retirar uma parcela do FGTS anualmente, o trabalhador abre mão do valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa de 40%. As demais formas de saque do FGTS, como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves, não são afetadas pelo Saque-Aniversário.

Cautela é necessária ao decidir voltar para a modalidade tradicional, pois o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS em caso de demissão, recebendo apenas a multa de 40%.

A Caixa recomenda o resgate via aplicativo FGTS, onde o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, sem custos. Caso as casas lotéricas e terminais de autoatendimento estejam abertos, as retiradas podem ser feitas nesses locais, assim como nos correspondentes Caixa Aqui, caso autorizados a abrir, mediante apresentação de documento de identificação.

O valor que o trabalhador tem direito a retirar anualmente no Saque-Aniversário depende do saldo em cada conta do FGTS. Para contas com até R$ 500 de saldo, é possível retirar 50% do total. A partir desse valor, o percentual diminui, mas é pago um valor fixo adicional, que aumenta conforme o saldo total. O cálculo ocorre da seguinte forma:

Saque-Aniversário FGTS 2024: Confira o Calendário e Passos para Resgate
calculo-fgts
-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Novo Advogado de Alexandre Correa, Associado a Marcola, Assume Defesa Contra Acusações de Ana Hickmann

O caso envolvendo Alexandre Correa e Ana Hickmann tomou um novo rumo com a entrada de um novo advogado na defesa do empresário. Bruno...

Tragédia no Motocross: Assassinato de Wesdrason Silva Choca Comunidade

Tragédia no Motocross: Assassinato de Wesdrason Silva Choca Comunidade Na manhã do último domingo (7), um trágico incidente abalou Barra de São Francisco, Espírito...

Tragédia nas Trilhas: O Brutal Assassinato do Piloto Wesdrason Silva

Na manhã ensolarada deste último domingo (7), a estrada que corta Barra de São Francisco, no Espírito Santo, testemunhou um episódio trágico que abalou...

Governo do ES entrega obras e anuncia convênio da nova rodoviária de Barra de São Francisco

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (05), no município de Barra de São Francisco, na microrregião Noroeste, para a inauguração de...

Fugitivos de Mossoró são recapturados após 50 dias em Marabá, Pará

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram recapturados em Marabá, Pará, a cerca de 1.600 quilômetros de distância da prisão de segurança...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação