O quadro “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci, sofreu um novo ataque no Museu do Louvre, em Paris, na manhã deste domingo (28). Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que duas mulheres jogam sopa vermelha no vidro que protege o quadro, e deixam o público que apreciava as obras de arte em choque.
O registro mostra, ainda, a dupla de ativistas gritando em francês: “O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”. Elas chegaram a ultrapassar a barreira de segurança que protege a obra, mas foram interrompidas pelos seguranças na sequência. As mulheres integram a organização francesa “Riposte Alimentaire” (Resposta Alimentar), que se posicionou sobre o protesto em um comunicado à imprensa, no qual apontam a necessidade de proteger o meio-ambiente e as fontes de alimentos.
O quadro mais famoso do mundo, também conhecido como “La Gioconda” e que é exposto atrás de um vidro de proteção desde 2005, já foi vítima de atos de vandalismo em diversas ocasiões. Em maio de 2022, por exemplo, foi alvo de uma torta de creme, que não afetou a obra.
O Louvre acionou uma unidade de crise e a sala de exibição do quadro de Leonardo da Vinci foi evacuada e passa por uma operação de limpeza.
Ver essa foto no Instagram