25 C
Barra de São Francisco
90

Programa Saúde na Escola leva atendimento médico a alunos da EFA Normília Cunha dos Santos em Barra de São Francisco

Date:

Compartilhe:

Alunos do ensino fundamental da Escola Família Agrícola (EFA) Normília Cunha dos Santos, localizada no Córrego da Queixada, distrito de Santo Antônio, em Barra de São Francisco, estão recebendo atendimento médico na própria escola. A oferta da consulta faz parte do Programa Saúde na Escola, graças a uma parceria da prefeitura por meio das secretárias de Saúde e Educação, com o Governo Federal.

O objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica, promovendo a redução da evasão escolar e a quantidade de faltas ocasionadas por problemas de saúde.

O atendimento está acontecendo todas as quartas-feiras e o deste dia 20 de março, já é a segunda etapa de consultas. Durante o atendimento, alunos que apresentarem algum diagnóstico clínico de problema de saúde são encaminhados para exames e até para especialistas. O programa conta também com atendimentos psicológicos e odontológicos que complementam os cuidados com a saúde dos estudantes.

A escola possui 168 alunos do 6º ao 9º ano e atende 15 comunidades rurais e a zona urbana do município francisquense. A previsão é que todas as turmas sejam atendidas.

Segundo o médico, Charles Rodrigues dos Santos, os alunos serão acompanhados pelo Programa Saúde na Escola ao longo de todo o período na unidade escolar, garantindo a manutenção preventiva da saúde dos estudantes. Ele agradeceu os colaboradores envolvidos na coordenação do programa. “Quero parabenizar nosso secretário de saúde, Elcimar e o coordenador da atenção primária Warley, que estão dando continuidade neste projeto e fico muito feliz por estar participando dele. Acho muito importante esse acompanhamento na atenção primária principalmente, onde temos a longe tonalidade, que é a coordenação e o cuidado, onde o paciente é acompanhado ao longo do tempo e não se reduz a apenas uma consulta”, destacou o médico.

A diretora da EFA Normília Cunha dos Santos, Lucineia Gomes da Silva explicou como são realizados os procedimentos para as consultas. “O médico está atendendo do sexto ao nono ano. Nós marcamos as consultas nos grupos dos pais na rede social do WhatsApp e os pais acompanham seus filhos. Assim estamos cuidando das nossas crianças. Se a nossa sociedade tiver crianças saudáveis, com saúde, condição física e intelectual, teremos uma sociedade sadia”, explicou a diretora. Segundo ela, o desempenho escolar dos alunos atendidos melhorou bastante após o acompanhamento médico dos já consultados.

Os pais estão felizes com os atendimentos médicos dos filhos na própria escola. É como se sente a Marilza Medeiro Helmer, moradora do Córrego Escondido, mãe de um aluno atendido hoje. “Eles sendo acompanhados na escola é muito bom, porque ajuda a descobrir as doenças que os filhos da gente possam ter, porque nós ficamos envolvidos com o trabalho e às vezes nem sabemos e o médico acompanhando na escola, já soma uma coisa a mais na vida da família e isso é muito importante. É a saúde em primeiro lugar. Eu trabalho como agente de saúde e nós vamos nas casas. Então hoje o trabalho da saúde está expandindo no nosso município, tanto nos postinhos, quanto no hospital e agora na escola é um avanço a mais”, destacou a senhora Helmer.

Jussara Ferreira Ewald Strey, moradora do Córrego das Palmas acompanhou a filha na consulta e elogiou o Programa Saúde na Escola. “Eu achei esse projeto maravilhoso, porque veio para somar, tanto na educação, quanto na saúde. A gente que é mãe, preocupa com o filho e se ele não está bem psicologicamente e com a saúde em dia, ele não vai crescer e ter rendimento. Então o médico na escola é maravilhoso. Até mesmo para exames de rotina. Muitas vezes não temos condições de consultar um filho, porque os pais trabalham e não tem condições de estar saindo de casa para poder leva-lo e tendo na escola fica muito mais fácil”, agradeceu.

Com informações e fotos de SECOM-PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Análise: Flamengo Faz Partida de Líder, mas Grupo E Deixa Lições com Segundo Lugar Inesperado

Análise: Flamengo Faz Partida de Líder, mas Grupo E Deixa Lições com Segundo Lugar Inesperado O Flamengo fez uma atuação exemplar contra o Millonarios,...

Star Wars Jedi: Survivor – Um Jogo que Você Precisa Conhecer

Star Wars Jedi: Survivor - Um Jogo que Você Precisa Conhecer Star Wars Jedi: Survivor é um dos jogos mais esperados e comentados do...

Motorista de Carro Morre em Acidente com Carreta na BR 101 no Norte do Espírito Santo

Motorista de Carro Morre em Acidente com Carreta na BR 101 no Norte do Espírito SantoUm trágico acidente na BR 101, no Norte do...

Avaí x Goiás: Onde Assistir, Horário e Escalações para a 7ª Rodada da Série B

Avaí x Goiás: Onde Assistir, Horário e Escalações para a 7ª Rodada da Série B Avaí e Goiás se enfrentam nesta segunda-feira, às 21h30...

Hades II: O Retorno ao Submundo com Mais Ação e Mitologia

Hades II: O Retorno ao Submundo com Mais Ação e Mitologia Após o sucesso estrondoso de Hades, a desenvolvedora Supergiant Games retorna com Hades...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação