24 C
Barra de São Francisco
90

Procon interdita mais um açougue de supermercado, com 300 kg de carne imprópria para consumo

Date:

Compartilhe:

Os preços praticados estavam bem abaixo do mercado. músculo bovino, a R$ 19,00, patinho a R$ 21,99 e ainda por cima, com a marca da Frisa, frigorífico de Colatina. Mas, o que Procon Municipal encontrou em supermercado do centro da cidade, na avenida Edinho Pereira, na tarde desta quarta-feira, 12, foram mais de 300 kg de carne imprópria para consumo, algumas com manchas azuis (sinal de deterioração), além de muitas moscas e total falta de higiene.

O coordenador do Procon Municipal, Maurício Vieira dos Santos Marins, que vem comandando pessoalmente as diligências, não informou se o estabelecimento terá que pagar multa.

Esta é a segunda apreensão de carne imprópria para consumo em supermercados da cidade. Ainda esta semana, a equipe também apreendeu mais de 80 kg de carne sem procedência e imprópria para consumo em um supermercado da Vila Vicente.

Após a ação em parceria com a Vigilância Sanitária, realizada na terça-feira, 11, de fiscalização e orientação educativa em 32 estabelecimentos de açougue e supermercados, as denúncias começaram a ser feitas diretamente pelos consumidores, levando o Procon a agir.

Na fiscalização coletiva em praticamente todos os açougues algum tipo de irregularidade foi constatado, sendo a mais comum a falta de informação sobre a origem das carnes. À exceção foi uma empresa que cumpriu com todas as normas sanitárias, localizada no Patrimônio das Moças, saída para Mantena (MG).

A ação faz parte de uma operação conjunta entre as secretarias municipais de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para as Mulheres, e a de Saúde. Entre as principais irregularidades está o manuseio impróprio dos produtos, também foram encontrados produtos sem as datas de fabricação e validade bem visíveis e a falta de informação sobre a origem das carnes.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para as Mulheres, Maurício Vieira dos Santos Marins, a denúncia mais comum com relação aos açougues é de que o preço da arroba do boi baixou, mas o preço da carne no açougue continua o mesmo.

“Tendo em vista que nós temos recebido algumas reclamações de que o preço da arroba do boi baixou, mas o preço da carne no açougue continua o mesmo, buscamos realizar ações para verificar a coerência das denúncias e orientar aos açougueiros e comerciantes para se adequarem aos preços correto de mercado”, disse o secretário.

A agente de fiscalização do Procon Municipal, Debora Mello, alertou aos comerciantes quanto a transparência das informações dos produtos. “É importante deixar bem claro para o consumidor todas as informações das carnes, que ele (consumidor) está comprando. No balcão do açougue tem que estar legível de qual frigorífico a carne é fornecida, data de fabricação e de validade dos produtos”, explicou.

Já o agente de fiscalização, Johnny Brando, atentou quanto ao mal uso de equipamento e possível exposição e contaminação das carnes e no ambiente.

“Ao todo nos 32 estabelecimentos, observamos questões de produto impróprio, seja no manuseio ou no ambiente de trabalho. De acordo com a resolução 216/2004 da Anvisa, é obrigatório o uso de luvas, toucas, mascaras e ao manusear o corte da carne, não deixar por perto lixo ou material de limpeza, pois pode acabar contaminando as carnes.

Denúncias

Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar suas denúncias e reclamações pelo whatsapp: (27) 3756-8021. Importante enviar os dados pessoais completos como nome, endereço, telefone, CPF e Carteira de Identidade e fotos que comprovem a denúncia ou a relação de consumo, como nota fiscal, anúncios publicitários, dentre outros.

Participaram da ação o coordenador Geral do Procon Municipal, Maurício Marins; os agentes de fiscalização Debora Mello e Johnny Brando; e os fiscais sanitários da Vigilância Sanitária, Saulo Rodrigues Wolffgram, Luis Afonso Pereira e Marcos Suel de Souza.

Fonte: Secom/ PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Com gols “do Botafogo”, Brasil vira sobre Chile e respira nas Eliminatórias

Na noite dessa quinta-feira (10), o Estádio Nacional recebeu um movimentado Chile x Brasil. Em jogo válido pela 9ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da...

Menino de 8 anos denuncia ter sido estuprado pelos 3 irmãos em Barra de São Francisco

A Polícia Civil prendeu dois homens, de 59 e de 22 anos, suspeitos de estupro de vulnerável, no município de Barra de São Francisco,...

Cidades do ES recebem novo alerta amarelo para chuva; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial de chuvas intensas, indicado na cor amarela, para 71 cidades do Espírito Santo. O...

Acidente no centro deixa uma pessoa ferida em Barra de São Francisco

Foi registrado no incio desta quarta-feira (09) um acidente envolvendo um veículo e uma motocicleta no centro de Barra de São Francisco.Era um pouco...

“Cabelo maluco”: penteados divertidos voltam a viralizar; veja fotos

 Dia das Crianças está chegando e, para celebrar a data, diversas escolas estão organizando brincadeiras divertidas que prometem alegrar a garotada. Uma das atividades que...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação