24 C
Barra de São Francisco
90

Prefeitura realiza palestra sobre o tema Novembro Azul a dezenas de assistidos pelo Paif no CRAS de Barra de São Francisco

Date:

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), realizou nesta terça-feira, 21 de novembro, às 8h30, no auditório do CRAS, localizado no bairro nova Barra, a palestra do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sobre o tema “Novembro Azul” – em alusão ao Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.”

Com o lema “o melhor tratamento é a prevenção”, dezenas de pessoas assistiram a palestra, em sua maioria mulheres, que foram orientadas a passar o que aprenderam, aos homens de suas famílias.

A cerimônia foi conduzida pela coordenadora do CRAS, Fabíola Medeiros, que abriu o evento e ministrada pela médica clínica geral do projeto Avivar, Dr.ª Aline Simões Gama e a nutricionista do CRAS, Arlete Pereira de Souza.

Também estiveram presentes, as subsecretárias da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria José Moraes Cardozo e Sônia Andrade, além da psicóloga do CRAS, Ana Paula Brás Lacerda Rubio e o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos “Espaço da Alegria,” Michel Medeiro.

Segundo a Dr.ª Aline o objetivo da temática “Novembro Azul” é a prevenção do câncer de próstata.

“É melhor prevenir do que tratar, pois quando o homem adoece, ele não adoece sozinho, ele adoece a família inteira. Daí a importância de o homem estar se prevenindo, para evitar essa, que é uma doença que se complica tanto, por isso a necessidade do que o homem pode fazer, para se evitar a doença”, declarou Simões Gama, que aproveitou para fazer um apelo aos homens que tem vergonha de fazer o exame. “Essa vergonha e esse tabu têm que acabar, porque isso impede que o homem vá até o consultório médico para poder fazer a sua prevenção necessária,” encerrou a médica.

A coordenadora do CRAS disse que o evento foi amplamente anunciado, mas que por vergonha do assunto, a maioria dos homens de famílias atendidas pelo Paif, não compareceram e sim suas mulheres e mães, mas reforçou o pedido a elas, que repassem o conhecimento adquirido nas palestras para eles.

A nutricionista Arlete destacou a alimentação como um dos principais hábitos de prevenção ao câncer de próstata e deu uma dica de alimentação para os homens.

“O ideal é a pessoa desenvolver hábitos de vida saudável, como por exemplo estar se alimentando de alimentos ricos em antioxidantes, que fazem parte da renovação celular,” citou Arlete.

A psicóloga Ana Paula descreveu sobre o porquê muitos homens não se cuidam, não se previnem e não buscam auxílio médico, para prevenir doenças, como o câncer de próstata.

“Os homens por conta de um contexto social, não buscam esse cuidado com a saúde deles, porque desde sempre foi ensinado, que o homem precisa ser aquela figura forte, que não pode ser fragilizado, e por isso muitas vezes ele não busca esse cuidado. Esse tabu precisa ser desconstruído, para que possamos prevenir doenças tanto físicas, quanto emocionais”, enfatizou Ana Paula.

Muito atento e participativo durante a palestra, o senhor Arlindo Andrade da Silva, de 81 anos falou da importância de se prevenir o câncer de próstata.

“É muito importante se cuidar para não gerar o câncer de próstata. É melhor prevenir do que remediar” destacou. Andrade da Silva ainda fez um convite aos homens que não compareceram na palestra. “Eu convido a todos que prestem bastante atenção nessa palestra, porque as esposas vão levar as informações para vocês, do que aprenderam aqui. Vamos nos cuidar por que é importante. Eu estou sempre em dia com a minha saúde, por isso já estou com 81 anos”, encerrou o senhor Arlindo.

 

+ Sobre o Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– dor óssea;

– dores ao urinar;

– vontade de urinar com frequência;

– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Fatores de risco:

– histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

– obesidade.

 

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom trans retal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Com fotos e informações: SECOM – PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Among US Ganha Popularidade e Continua a Ser Sucesso Global

Among US Ganha Popularidade e Continua a Ser Sucesso Global O fenômeno "Among Us" tem conquistado o mundo dos games desde seu lançamento em...

Grave Acidente na BR 101 no Norte do Espírito Santo Deixa uma Pessoa Morta e Quatro Feridas

Grave Acidente na BR 101 no Norte do Espírito Santo Deixa uma Pessoa Morta e Quatro Feridas Na tarde desta terça-feira (21), um trágico...

Atleta de Jiu-Jítsu do Espírito Santo Conquista Título nos EUA e Mira o Mundial

Atleta de Jiu-Jítsu do Espírito Santo Conquista Título nos EUA e Mira o Mundial O jovem faixa marrom de 25 anos, José Matheus Marchi...

Adolescente de 16 Anos é Assassinado a Tiros em Colatina: Comunidade em Choque

Adolescente de 16 Anos é Assassinado a Tiros em Colatina: Comunidade em Choque No último sábado, dia 18, um trágico acontecimento abalou a tranquilidade...

O que está por trás do sumiço dos radares nas estradas de Nova Venécia e de todo o ES?

O que está por trás do sumiço dos radares nas estradas de Nova Venécia e de todo o ES? O desaparecimento dos radares nas...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação