28.8 C
Barra de São Francisco
90

Prefeitura de Barra de São Francisco auxilia estudantes a emitirem nova Carteira de Identidade

Date:

Compartilhe:

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Política para as Mulheres (SEMDH), já começou a realizar o mutirão para auxiliar estudantes das redes Estadual e Municipal de Ensino em Barra de São Francisco na obtenção da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Na manhã desta sexta-feira (08), 20 estudantes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ascendina Feitosa da localidade de Vila Paulista, compareceram no antigo prédio do Procon para emitirem a nova carteira de identidade, com objetivo de adquirir a nova documentação para fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. A ação é realizada em parceria com a Ação Psicossocial e de Orientação Interativa Escolar (Apoie) da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

Com o novo documento, além de poderem se inscrever para o Enem, os estudantes futuramente, também, poderão exercer seus direitos como cidadãos como, emitir o Título de Eleitor, se alistar nas Forças Armadas ou até mesmo emitir um passaporte.

A professora especializada em educação especial, Uliane Vieira de Jesus Patrício, disse estar satisfeita com essa ação da gestão municipal, pois deixa registrado todo o apoio e acompanhamento da Escola aos estudantes e familiares.

 

“Com isso, trouxemos esses alunos para poderem tirar a documentação, pois além de fazer algumas provas, como o Enem. Eles também precisam para as viagens, como as eletivas que fazemos, e a documentação se faz necessária para a segurança dos alunos. E também será importante no dia a dia deles,” disse a professora.

 

“Eu acho muito importante, principalmente para mim, que vou fazer o terceiro ano e preciso do documento para fazer o ENEM, que é uma oportunidade muito boa para me ingressar na faculdade que estou pensando em entrar. Eu agradeço aos servidores da secretaria de Direitos Humanos por proporcionar essa oportunidade para a gente conseguir ter um futuro melhor”, destacou a estudante Ranyelly Neves de Sousa, 17 anos.

 

De acordo com o secretário Municipal de Direitos Humanos Maurício Marins, na última semana, os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, puderam emitir a CIN e semana que vem será a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Limdeberg (Polivalente).

 

A nova Carteira de Identidade vai poder concentrar todos os documentos em sua versão online, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira.

Atendimento à População

Sobre o atendimento do setor de identidade da SEMDH, o serviço é realizado mediante agendamento, por meio do portal ACESSO CIDADÃO, [colocar link no acesso cidadão] no ícone Agenda ES. A implementação do agendamento, com a inclusão do cadastro biométrico, tem como propósito eliminar as tradicionais filas, que muitas vezes obrigam as pessoas a esperarem durante horas, inclusive de madrugada. A medida visa garantir que o atendimento seja mais eficiente e ocorra no horário marcado, proporcionando uma experiência mais ágil e organizada para os cidadãos.

“Nosso intuito com o agendamento é estarmos nos adequando para a emissão da nova identidade, que será disponibilizada a partir do final do primeiro trimestre e também evitar filas de madrugada, evitar que as pessoas fiquem perdendo tempo ali na fila. Pois assim, a pessoa chega no seu horário, é atendida e vai embora sem ter que ficar esperando. Além disso, com a inclusão do cadastro biométrico, estamos modernizando o serviço para proporcionar maior segurança e agilidade”, destacou Maurício Marins.

 

Fonte: Secom/PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Análise: Flamengo Faz Partida de Líder, mas Grupo E Deixa Lições com Segundo Lugar Inesperado

Análise: Flamengo Faz Partida de Líder, mas Grupo E Deixa Lições com Segundo Lugar Inesperado O Flamengo fez uma atuação exemplar contra o Millonarios,...

Star Wars Jedi: Survivor – Um Jogo que Você Precisa Conhecer

Star Wars Jedi: Survivor - Um Jogo que Você Precisa Conhecer Star Wars Jedi: Survivor é um dos jogos mais esperados e comentados do...

Motorista de Carro Morre em Acidente com Carreta na BR 101 no Norte do Espírito Santo

Motorista de Carro Morre em Acidente com Carreta na BR 101 no Norte do Espírito SantoUm trágico acidente na BR 101, no Norte do...

Avaí x Goiás: Onde Assistir, Horário e Escalações para a 7ª Rodada da Série B

Avaí x Goiás: Onde Assistir, Horário e Escalações para a 7ª Rodada da Série B Avaí e Goiás se enfrentam nesta segunda-feira, às 21h30...

Hades II: O Retorno ao Submundo com Mais Ação e Mitologia

Hades II: O Retorno ao Submundo com Mais Ação e Mitologia Após o sucesso estrondoso de Hades, a desenvolvedora Supergiant Games retorna com Hades...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação