26.5 C
Barra de São Francisco
90

Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball

Date:

Compartilhe:

Morreu no dia 1º de março o mangaká Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, uma das mais importantes da história da animação mundial. Ele tinha 68 anos e sofreu um hematoma subdural. A informação foi confirmada nas redes oficiais da franquia.

Na mensagem publicada na madrugada desta sexta-feira (8), a equipe diz que “é com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Além disso, havia muitas outras coisas para conquistar”.

O texto segue: “No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”.

Nascido em Nagoya, em 1955, Toriyama começou cedo a brincar com nanquim. O primeiro mangá com que ele trabalhou foi Awawa World, em 1977, mas o título nunca chegou a ser comercializado. O mesmo vale para seu segundo trabalho, Mysterius Rain Jack, lançado no ano seguinte.

A primeira vez do artista nas revistas japonesas foi com Wonder Island — A Ilha da Fantasia, publicado entre 1978 e 1979. Mas foi com Dr. Slump que o mangaká começou a fazer fama. A obra segue a protagonista Arale, que recebe a visita de criaturas mágicas e até de alienígenas.

Todos esses trabalhos culminaram em sua obra-prima. Dragon Ball foi publicado na revista Weekly Shonen Jump pela primeira vez em 3 de novembro de 1984 e daí em diante conquistou o mundo. Mesmo com o fim da publicação em maio de 1995, o sucesso da obra já era imparável, tendo novas histórias sendo contadas até hoje.

No anime, Dragon Ball foi sem precedentes. Os 153 episódios exibidos entre 1986 e 1989 formaram toda uma geração de otakus no ocidente, até então dominado por franquias estadunidenses e europeias. Ainda nos anos 1990, os brasileira já apreciavam os episódios do anime da TV aberta.

O anime ganhou outras versões ao londo do século 21. Algumas delas, como Dragon Ball GT e o vindouro Dragon Ball Daima, foram concebidas sem as mãos de Toriyama, sinal de que seu legado já se mantinha vivo nas mãos de outros artistas.

O funeral já foi realizado pela família. Ele deixa um filho, Sasuke, e a esposa, Nachi Mikami.

Akira Toriyama e todo seu legado fazem parte da história do Omelete e desejamos nossas mais profundas condolências a família e a todos os nossos leitores que, assim como nós, são fãs do mangaká.

 

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

15 Meses Depois: A Investigação do Assassinato do Seringueiro Edson da Silva Santos em Boa Esperança

15 Meses Depois: A Investigação do Assassinato do Seringueiro Edson da Silva Santos em Boa Esperança O Caso que Chocou Boa Esperança Edson da Silva Santos,...

Vídeo mostra jovem sendo atropelada no Centro de Barra de São Francisco; veja

Um acidente foi registrado no inicio da noite desta quarta-feira(12), na Avenida Edson Henrique Pereira, próximo a Açai Mello, no centro de Barra de...

Homem é Morto a Tiros no Bairro Benedita Monteiro em Ecoporanga

Homem é Morto a Tiros no Bairro Benedita Monteiro em Ecoporanga Na madrugada deste sábado, 25 de maio, a tranquilidade do bairro Benedita Monteiro, em...

Metallica no Fortnite: Novo concerto e jogabilidade temática

Metallica no Fortnite: Novo concerto e jogabilidade temáticaMetallica é a primeira banda a se tornar uma experiência completa no ecossistema Fortnite, trazendo jogabilidade temática...

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça dentro de casa em Nova Venécia

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça dentro de casa em Nova VenéciaUm homem foi encontrado sem vida dentro de sua residência no...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação