28.8 C
Barra de São Francisco
90

Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball

Date:

Compartilhe:

Morreu no dia 1º de março o mangaká Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, uma das mais importantes da história da animação mundial. Ele tinha 68 anos e sofreu um hematoma subdural. A informação foi confirmada nas redes oficiais da franquia.

Na mensagem publicada na madrugada desta sexta-feira (8), a equipe diz que “é com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Além disso, havia muitas outras coisas para conquistar”.

O texto segue: “No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”.

Nascido em Nagoya, em 1955, Toriyama começou cedo a brincar com nanquim. O primeiro mangá com que ele trabalhou foi Awawa World, em 1977, mas o título nunca chegou a ser comercializado. O mesmo vale para seu segundo trabalho, Mysterius Rain Jack, lançado no ano seguinte.

A primeira vez do artista nas revistas japonesas foi com Wonder Island — A Ilha da Fantasia, publicado entre 1978 e 1979. Mas foi com Dr. Slump que o mangaká começou a fazer fama. A obra segue a protagonista Arale, que recebe a visita de criaturas mágicas e até de alienígenas.

Todos esses trabalhos culminaram em sua obra-prima. Dragon Ball foi publicado na revista Weekly Shonen Jump pela primeira vez em 3 de novembro de 1984 e daí em diante conquistou o mundo. Mesmo com o fim da publicação em maio de 1995, o sucesso da obra já era imparável, tendo novas histórias sendo contadas até hoje.

No anime, Dragon Ball foi sem precedentes. Os 153 episódios exibidos entre 1986 e 1989 formaram toda uma geração de otakus no ocidente, até então dominado por franquias estadunidenses e europeias. Ainda nos anos 1990, os brasileira já apreciavam os episódios do anime da TV aberta.

O anime ganhou outras versões ao londo do século 21. Algumas delas, como Dragon Ball GT e o vindouro Dragon Ball Daima, foram concebidas sem as mãos de Toriyama, sinal de que seu legado já se mantinha vivo nas mãos de outros artistas.

O funeral já foi realizado pela família. Ele deixa um filho, Sasuke, e a esposa, Nachi Mikami.

Akira Toriyama e todo seu legado fazem parte da história do Omelete e desejamos nossas mais profundas condolências a família e a todos os nossos leitores que, assim como nós, são fãs do mangaká.

 

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

BandNews FM ES encerra suas atividades no Espírito Santo

A rádio BandNews FM Espírito Santo encerrou suas atividades no estado nessa terça-feira (21). A notícia foi anunciada na noite dessa quinta-feira (23) pela...

Ainda Estou Aqui recebe 3 indicações ao Oscar 2025

Fernanda Torres é indicada a Melhor Atriz e Emilia Pérez lidera a lista com 13 nomeações ao Oscar. Confira os indicados no final da...

Motorista envolvido em acidente com 39 mortes é preso em Barra de São Francisco; exame concluiu uso de cocaína e ecstasy

O motorista da carreta envolvida no trágico acidente que matou 39 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), no dia 21 de dezembro de...

Procon Municipal de Barra de São Francisco recupera quase R$ 8.000 reais em caso envolvendo golpe do Pix

O Procon de Barra de São Francisco – ES alcançou uma vitória importante ao assegurar o estorno de quase R$ 8.000,00 em um caso...

Secretaria de Transportes e Estradas recupera ponte no Córrego Itaúnas após fortes chuvas

A Secretaria de Transportes e Estradas de Barra de São Francisco concluiu recentemente a recuperação da cabeceira da ponte de madeira no Córrego Itaúnas,...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação