Foi realizado na manhã do último sábado, 1 de fevereiro, pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio do Projeto Avivar da Secretaria de Saúde, a “1ª Caminhada de Verão”, com a participação de idosos do município francisquense e da cidade de São João do Manteninha/MG.

Saindo às 7 horas da manhã da praça Arlindo Pinto da Costa, no Centro, a caminhada seguiu até a praça Floro Lima, no bairro Vila Landinha, onde foi servido um saboroso lanche e realizados aferimentos de pressão e glicose pelos alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Centro de Desenvolvimento Técnico (CEDTEC), que acompanharam a caminhada. Ainda na praça, houve aula de zumba e de hidroginástica na piscina. O evento abriu as atividades do Projeto Avivar neste ano de 2025.

O Vice-prefeito Wanderson Melgaço participou da caminhada e destacou a importância do apoio da Prefeitura nas ações do Projeto Avivar. “A administração municipal tem sempre olhado com carinho por nossa terceira idade. Os nossos idosos são assistidos pelo Projeto Avivar, que tem várias ações que contribuí para movimentar a nossa terceira idade e eles participando dessa caminhada desde a praça do Centro até a praça Floro Lima, com todo o vigor e disposição, faz com que os jovens se espelhem e vejam que o futuro que eles venham a ter sejam brilhantes, assim como os dos nossos idosos agora”, afirmou Melgaço.
A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a terceira idade. Estudos apontam que a caminhada, por exemplo, é uma das atividades mais recomendadas para os idosos, pois ajuda a fortalecer a musculatura, melhorar a saúde cardiovascular, aumentar a flexibilidade e reduzir os riscos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além dos benefícios físicos, a caminhada também promove o bem-estar emocional e social.

Acompanhando os idosos da cidade mineira, junto a educadora física do Projeto “Envelhecer, A Arte da Vida”, Patrícia Lopes Martins, a secretária de Assistência Social de São João do Manteninha, Maisa Regina Xavier Campos Pires ficou encantada com a estrutura à disposição do projeto francisquense Avivar e destacou a importância do intercâmbio entre os projetos das duas cidades. “Muito bom mesmo. Nós estamos encantados com a mega estrutura. Nós vamos levar de inspiração para melhorias para a nossa cidade. Lá nós temos uma boa estrutura também, mas nós ficamos encantados com a estrutura e com a forma com que os idosos participam e a estrutura para recebe-los”, destacou a secretária Maisa Regina.

A senhora Francisca Roza Mello tem 90 anos, participou de toda a caminhada e elogiou todo o cuidado que o Projeto Avivar tem com ela e suas colegas. Ela participa do projeto a 2 anos e esbanja alegria. “Eu participo do projeto e me sinto muito bem. Considero a todos como minha família. Se todos os idosos fizessem um esforço de fazerem exercícios, muitos não estariam na situação de acamados. Eu agradeço todos os dias da minha vida pela prefeitura ter criado esse projeto. Me faz muito bem”, agradeceu a senhora Mello.
Sobre o Projeto
Inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Avivar conta com cerca de 1500 inscritos, que desfrutam de várias atividades realizadas para desenvolver e manter a saúde dos usuários do projeto, dentre elas: Aulas de aeróbica e de zumba em dias específicos durante a semana e no sábado, exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica em piscina ao longo da semana e danças de forró no domingo à tarde, além de passeios durante o ano e rodas de conversas orientativas ligadas a saúde e aos direitos dos idosos.
Atualmente o projeto conta com atendimento de assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista.
Como participar
Os idosos com idade de 60 anos acima, que quiserem se inscrever no Projeto Avivar, podem procurar a sede da instituição na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8 às 17 horas e na sexta-feira das 8 às 16 horas.
É preciso apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Cartão SUS e AMA;
Comprovante de residência;
Receitas de medicamentos que faz uso.
Com informações e Fotos da Secom/PMBSF