20.4 C
Barra de São Francisco
90

Chuva deixa 17 mortos e mais de 5,7 mil fora de casa no Sul do ES

Date:

Compartilhe:

Dezessete pessoas morreram e cerca de 5.736 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) na manhã deste domingo (24). O número de vítimas fatais no estado deve aumentar, segundo as autoridades.

De acordo com o Boletim, 15 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.

O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.

As chuvas intensas também atingiram o estado do Rio de Janeiro, onde oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.

Desalojados e desabrigados

O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, 5.481 pessoas estão desabrigadas e outras 255 estão desabrigadas.

O município com maior número de desalojados é Bom Jesus do Norte, com cerca de 3 mil pessoas fora de casa. Já em relação aos desabrigados, o município com maior número de pessoas nesta situação é Apiacá (179).

Vítimas das chuvas no Sul do ES

MunicípioDesalojadosDesabrigadosÓbitos
Vargem Alta100000
Mimoso do Sul1214
Guaçuí200
Bom Jesus do Norte300064
Apiacá10001792
Cachoeiro de Itapemirim281
Total5.48127316

Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, os municípios que mais registraram acumulado de chuva nas últimas 24 horas são Santa Teresa (75,1), Cachoeiro de Itapemirim (71,3), Santa Maria de Jetibá (58,23), seguido de Aracruz (53,57) e Fundão (51,8).

Alertas

 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, três alertas meteorológicos estão em vigência no Espírito Santo, sendo dois deles de chuvas intensas e um de grandes acumulados de chuvas

Um dos avisos meteorológicos é válido até às 23h59 deste domingo. O alerta é de perigo para as regiões Sul e Central, Noroeste e Litoral Norte do estado.

Rodovias

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva causou interdições em alguns trechos de rodovias estaduais e federais.

Rodovias Federais

  • BR-101: Km 461- Mimoso do Sul/ES (divisa ES x RJ) – Pista interditada, devido ao nível do rio Itabapoana, sendo necessário o fechamento da ponte da divisa, por segurança.
  • BR-482: Km 35 e 42 – Interdição entre os trechos de Alegre e Guaçuí.

 

Rodovias Estaduais

  • ES 393: Estrada com ponto de interdição. Mimoso X Muqui X Conceição de Muqui
  • ES 297:
    Km 5 – Interdição total. Sem previsão de liberação.
    Km 27 – Ponte do Itabapoana, interdição por elevação do nível do rio.

Fonte: G1 ES

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Domando Dinossauros em Ark: Survival Evolved – Guia Completo e Dicas

Domando Dinossauros em Ark: Survival Evolved - Guia Completo e Dicas Ark: Survival Evolved é mais do que um simples jogo de sobrevivência; é uma...

São Paulo Mostra Força, mas Fica Vulnerável sem Alisson: Análise do Jogo Contra o Grêmio

São Paulo Mostra Força, mas Fica Vulnerável sem Alisson: Análise do Jogo Contra o Grêmio O São Paulo voltou a demonstrar sua força no Brasileirão...

Homem é assassinado e mulher é baleada em bar durante a madrugada em Mantenópolis

Homem é assassinado e mulher é baleada em bar durante a madrugada em MantenópolisNa madrugada desta quarta-feira (17), um trágico incidente abalou o Centro...

Batida entre motos e atropelamento: Polícia investiga morte de mulher em Jaguaré

Batida entre motos e atropelamento: Polícia investiga morte de mulher em JaguaréA Polícia Militar está investigando um trágico acidente que resultou na morte de...

A Supremacia da Espanha na Eurocopa: Um Funcionamento de Clube em Ação

A Supremacia da Espanha na Eurocopa: Um Funcionamento de Clube em Ação Na final da Eurocopa, a Espanha não apenas venceu, mas demonstrou um domínio...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação