A Prefeitura divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os números de atendimentos realizados pela Casa da Gestante ao longo de 2024. Ao todo foram realizados 8920 atendimentos, que incluem consultas com médicos obstetras, enfermeiras e técnicas de enfermagem, nutricionistas, dentistas e diversos exames.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde Elcimar de Souza Alves, a criação da Casa da Gestante melhorou a qualidade de vida das gestantes e diminuiu a mortalidade infantil, graças ao atendimento humanizado de qualidade ofertado pela instituição.
“Desde que o prefeito Enivaldo iniciou a administração, ele determinou a recriação da Casa da Gestante e nós a recriamos com o pensamento de que tínhamos que dar um atendimento mais humano para a nossa gestante, principalmente as de baixo poder aquisitivo, que é o nosso maior público. E também, a grávida fazendo o tratamento durante o período gestacional, reflete em uma queda no índice de mortalidade infantil. Foi uma demanda muito grande de atendimentos pela Casa da Gestante ao longo desse ano, mas nós conseguimos cumprir com todos os atendimentos”, afirmou Elcimar, que garantiu a continuidade dos atendimentos na Casa da Gestante para o próximo ano de 2025.
Segundo o secretário Municipal de Saúde Elcimar, a gestante que desejar ser acompanhada pelo Projeto deverá procurar a unidade de saúde do seu bairro, para uma primeira consulta, onde ela irá adquirir a caderneta da gestante, e assim, ser encaminhada para o Projeto, onde terá todos os atendimentos do pré-natal.
A Casa da Gestante é um projeto idealizado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos e foi criado no dia 30 de setembro de 2022, atendendo milhares de gestantes até o final deste ano de 2024.
Com informações e imagens da Secom/PMBSF