25 C
Barra de São Francisco
90

BSF: Farmácia Básica amplia em mais de 40% quantidade de medicamentos disponíveis

Date:

Compartilhe:

A Farmácia Básica da Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco (Semus), está comemorando um aumento de 42% na quantidade de medicamentos disponíveis e de 34,5% na média de pessoas atendidas este ano até setembro.

Os dados, disponibilizados pela farmacêutica Bethania Saldanha Dias, apontam que em janeiro deste ano, a farmácia tinha 131 medicamentos disponíveis e, agora, são 186, ou seja, um aumento de 34,5%.

Já o número de pessoa atendidas por dia, passou de 168 em janeiro para 186 em setembro, um crescimento de 42%.

A Farmácia Básica também incrementou muito o número de prescrições atendidas, que passou de 4.390 no início do ano para 5.433 em setembro.

O secretário de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves, destaca que o fornecimento de medicamentos básicos e especiais vem aumentando sempre no município desde o início da atual gestão.

“Por determinação do nosso prefeito, Enivaldo, temos buscado ampliar todos os serviços e atender a população com tudo que ela precisa para ter uma boa saúde”, destaca.

A Farmácia Básica funciona na UBS Alvino Campos (Pavilhão), na rua Coronel Djalma Borges, centro e, para retirar os medicamentos, além da receita, o usuário deve levar consigo o Cartão AMA e o cartão do SUS.

Validade dos medicamentos

As substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, conhecidas como medicamentos controlados, possuem validade de 30 dias, a contar da data de emissão conforme a Portaria n° 344 de 12 de maio de 1998;

As substâncias classificadas como antimicrobianos, conhecidos como antibióticos, possuem validade por 10 dias a contar da data de sua emissão, conforme a resolução RDC n° 20 de 5 de maio de 2011.

As substâncias de uso contínuo dos programas dos pacientes hipertensos e diabéticos (Hiperdia) possuem validade de 180 dias.

Analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos é apenas uma dispensação a cada prescrição não repete a receita.

Expansão de oferta

O governo federal retomou em julho deste ano, o programa Farmácia Popular do Brasil, com a proposta de expandir a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Até o momento, eram disponibilizados medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes, enquanto os demais tratamentos eram oferecidos com preços mais baixos, no modelo de copagamento.

Confira a seguir as principais mudanças anunciadas:

Bolsa Família

A partir de agora, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no rol do Farmácia Popular. Para fazer a retirada, o usuário precisa procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, de acordo com o Ministério da Saúde, será feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Saúde da mulher

Outra novidade anunciada pelo governo federal é que, no novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Cálculos do Ministério da Saúde apontam que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Demais públicos

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos.

 

Fonte: Secom PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Análise: Flamengo Faz Partida de Líder, mas Grupo E Deixa Lições com Segundo Lugar Inesperado

Análise: Flamengo Faz Partida de Líder, mas Grupo E Deixa Lições com Segundo Lugar Inesperado O Flamengo fez uma atuação exemplar contra o Millonarios,...

Star Wars Jedi: Survivor – Um Jogo que Você Precisa Conhecer

Star Wars Jedi: Survivor - Um Jogo que Você Precisa Conhecer Star Wars Jedi: Survivor é um dos jogos mais esperados e comentados do...

Motorista de Carro Morre em Acidente com Carreta na BR 101 no Norte do Espírito Santo

Motorista de Carro Morre em Acidente com Carreta na BR 101 no Norte do Espírito SantoUm trágico acidente na BR 101, no Norte do...

Avaí x Goiás: Onde Assistir, Horário e Escalações para a 7ª Rodada da Série B

Avaí x Goiás: Onde Assistir, Horário e Escalações para a 7ª Rodada da Série B Avaí e Goiás se enfrentam nesta segunda-feira, às 21h30...

Hades II: O Retorno ao Submundo com Mais Ação e Mitologia

Hades II: O Retorno ao Submundo com Mais Ação e Mitologia Após o sucesso estrondoso de Hades, a desenvolvedora Supergiant Games retorna com Hades...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação