A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra de São Francisco (Apae) abriu, na manhã desta terça-feira (22), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com o tema: ‘Conectar & Somar Para Construir Inclusão’. O objetivo é provocar na sociedade a necessidade de se integrar de maneira responsável, em benefício das causas das pessoas com deficiência, dando-lhes voz e mostrando a importância da inclusão dos alunos excepcionais na sociedade.
De acordo com a assistente social da Apae, Ana Paula, o tema foi escolhido com o intuito de debater sobre a inclusão da tecnologia na vida da pessoa com deficiência, afim de desconstruir os impedimentos sociais, preconceitos e todas as barreiras que a pessoa com deficiência enfrenta, para dar acessibilidade e tornar uma sociedade justa de todos para todos. “A Apae provoca a sociedade a notar a pessoa com deficiência, e assim, tirá-la da invisibilidade. Nós buscamos a todo custo garantir o direito delas, sendo que a principal missão da Apae é, justamente, garantir acesso aos direitos das pessoas com deficiência”, frisou Ana Paula.
Em entrevista, a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, que participou da abertura do evento, exaltou o trabalho da instituição “a Apae é uma instituição extremamente importante, que presta serviço ao Município e que contribui muito para que a sociedade aprenda a se relacionar junto às pessoas com deficiência e dê a elas o direito e o respeito de estarem em todos os ambientes da sociedade, com as suas características e suas dificuldades. E todas as equipes da APAE têm feito uma diferença muito grande na vida das famílias, principalmente as com mais dificuldades em acesso a esse atendimento do profissional especializado, e por meio da APAE, elas conseguem esse atendimento que melhora a qualidade de vida da pessoa com deficiência, seja criança, adolescente ou do adulto“, destacou Delma Ker.
O presidente da Apae, Elias Maurício Pereira, destacou o desejo dos portadores de deficiência intelectual e múltipla de serem tratados com respeito e igualdade, falou sobre a importância da realização do evento e o apoio da Prefeitura “Eles não querem ser vistos como pessoas portadoras de deficiência, mas querem ser reconhecidos com igualdade e respeito. Então é importante realizar esses eventos para poder também demonstrar à sociedade o desejo deles para que deem a atenção necessária. Graças a Deus, aqui em Barra de São Francisco temos tido muito apoio da Prefeitura, e com isso as coisas se desenvolvem melhor”, finalizou Elias.
Como primeiro psicopedagogo da Apae no Estado do Espírito Santo, Bruno Ragetelles relatou o orgulho e a satisfação de ver a cada dia a evolução dos estudantes da instituição.
“Esta ação é um trabalho que requer muito esforço, mas é muito prazeroso, porque nós trabalhamos o amor, a empatia e a união de todos os nossos estudantes. O resultado é gradativo, mas é muito bacana quando a gente consegue pegar um caso de aluno com dificuldade de aprendizagem e conseguir trabalhar de uma forma diferenciada, porque essa é a lógica da terapia psicopedagógica, a gente trabalhar respeitando as barreiras de cada aluno, cada paciente. É muito prazeroso a gente ver o processo de desenvolvimento de cada ser humano”, frisou Ragetelles.
A semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece até o próximo dia 28 de agosto, com um encontro de encerramento, no município de Montanha, com todas as Apaes da região Noroeste.