O Projeto Agente Canino nas Escolas (ACNEES), desenvolvido pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), realizou, nos dias 20 e 21 de novembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Educação, a ministração de palestras para os alunos da rede pública municipal de educação. De forma lúdica, foram apresentados itens de proteção utilizados pelos policiais, como coletes, capacetes e escudos balísticos. A principal atração das demonstrações foi a participação especial dos cães policiais, que, além de entreter as crianças, mostraram como são feitas as detecções e buscas durante as operações.
A palestra foi ministrada pelo Agente de Polícia e fundador do Projeto “Patrulha Canina”, o médico veterinário Jorge Morgado Neto, e contou com a participação especial do cão farejador da polícia Acnees, da raça pastor belga. O cão, treinado por Jorge, fez até acrobacias. Com uma corda amarrada a uma bola, Jorge conseguiu rodar Acnees no ar por algum tempo, arrancando sorrisos e suspiros dos alunos, que ficaram surpresos. De acordo com Morgado, o projeto foi iniciado em 2014 e recebeu esse nome em referência ao desenho animado de mesmo nome. “É o projeto da minha infância. Quando estou com as crianças, também volto a ser criança para entrar no mundo delas. É muito bom para nós, a energia que as crianças trazem é bastante positiva. Elas gostam da polícia, e o cão é um símbolo de afeto. Na minha concepção, tudo isso é um grande ato de amor. O que fazemos é justamente isso: trazer um pouco mais de alegria e amor para as crianças, tentando produzir uma visão de futuro e elevar a autoestima delas”, afirmou Jorge Morgado.
O projeto também conta com a ajuda da policial civil Sâmia Fonseca, que representa a força feminina na polícia, inspirando meninas a sonharem em um dia se tornarem policiais.
A secretária de Educação, Delma do Carmo Ker Aguiar, disse que o projeto foi muito bem recebido pelas crianças, que puderam conhecer o importante trabalho dos policiais e cães farejadores na segurança pública. “É o segundo ano que recebemos este projeto devido ao resultado positivo com nossos alunos, que se inspiram a seguir a profissão na área de segurança”, afirmou Delmna.
O projeto visitou as escolas: Vicente Amaro, Ozéias Rezende, Luciene Matos, Neuza Fernandes, José Francisco da Fonseca e Sebastião Albano.
O objetivo do projeto é promover ações educativas por meio de palestras em escolas, visando prevenir e reduzir a violência. Reconhecendo a escola como um ambiente crucial na formação dos cidadãos, especialmente durante a infância, o projeto destaca a importância de fomentar valores que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e pautada pela cultura de paz.
O foco do projeto é atender todas as escolas das redes públicas municipais e estaduais do Espírito Santo e demais estados do Brasil.
Com crianças de 4 a 12 anos, o tema abordado é “A importância dos estudos, o respeito aos profissionais de educação, o resgate dos sonhos e a elevação da autoestima das crianças”. Já com adolescentes de 12 a 17 anos, o tema é “Bullying – intimidação sistemática”. Para o corpo docente, pedagógico e administrativo da unidade escolar, o tema é “Segurança Escolar – prevenção e enfrentamento ao agressor ativo”.
Os assuntos trabalhados no presente projeto incluem:
- Estímulo aos estudos
- Respeito aos profissionais de educação
- Resgate de sonhos
- Elevação da autoestima das crianças
- Desmistificação de visões distorcidas sobre a polícia
- Valorização do trabalho policial e das várias profissões existentes
- Obediência e respeito às regras de convivência
- Prevenção ao bullying
- Ato disciplinar e ato infracional
- Segurança escolar
- Prevenção e enfrentamento ao agressor ativo
Com informações de SECOM/PMBSF