Na manhã dessa segunda-feira (25), os alunos do 4º e 5º ano da Escola EMEFTI Elizabeth Trzoseki, a diretora Angélica Poubel, professores e agentes comunitários da Vigilância Ambiental em Saúde realizaram um trabalho de conscientização na comunidade de Vila Paulista, mostrando aos moradores a importância dos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os alunos apresentaram cartazes, entregaram panfletos e se caracterizaram de mosquito como dinâmica de conscientização.
A diretora Angélica Poubel destacou a conscientização dos estudantes e a parceria com a Vigilância Ambiental em Saúde. “Penso que é de suma importância a conscientização dos alunos e da comunidade de Vila Paulista sobre a prevenção de focos de dengue, mantendo limpos vasos de plantas, caixas de água tampadas e evitando o acúmulo de água parada. A escola tem feito parcerias com a Vigilância Ambiental, que tem realizado palestras na escola, conscientizando os alunos, que, por sua vez, repassam as informações para seus familiares”, disse Poubel.
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, as crianças são grandes auxiliadoras no combate ao Aedes aegypti. “Essas ações nas escolas têm contribuído muito para o nosso trabalho de combate à dengue, tendo em vista que as crianças são multiplicadoras e têm uma facilidade muito grande em conscientizar adultos sobre quaisquer assuntos. Então, com a chegada do final de ano e as chuvas, já iniciamos a educação em saúde, falando sobre cuidados e prevenção com as doenças transmitidas pelo mosquito. Precisamos estar atentos e fazer nossa parte para evitar um surto como o que tivemos neste ano, com grande número de notificações suspeitas e confirmadas de dengue, Zika e Chikungunya. Todo dia é dia de acabar com a dengue!” destacou Patrícia Moura.
Casos de Dengue
No Espírito Santo, foram notificados 228.507 casos prováveis de dengue e 125.206 casos confirmados, com uma incidência de 5.960,46 casos por 100 mil habitantes entre a semana epidemiológica (SE) 01 (31/12/2023 a 06/01/2024) e a SE 46 (10/11/2024 a 16/11/2024).
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o momento, o município de Barra de São Francisco somou 6.950 casos notificados de dengue, sendo que 4.957 deram positivo.
Com informações e fotos da SECOM/PMBSF