O município de Barra de São Francisco registrou, nas últimas quatro semanas, um total 226,7 casos de dengue notificados até dia 6 deste mês, de acordo com o boletim epidemiológico semanal da dengue, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
A situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que determinou aos agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, acelerarem ações para conscientização da população.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, esse é o período mais propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, devido às chuvas que caem constantemente e provocam ambiente favorável para a reprodução, por isso, é preciso estar sempre alertando à população para o combate aos focos que, geralmente, estão dentro das casas e quintais.
A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, por sua vez, já agendou para o próximo sábado, 20, um mutirão na Feira Livre da Rua Mineira, envolvendo a maior parte dos agentes para trabalhar com educação em saúde dando orientações sobre cuidados e prevenção à dengue.
“Já sabemos que após as chuvas e férias os números de focos e casos positivos tendem a aumentar, mas a população tem o principal papel nessa missão de acabar com o mosquito que transmite várias doenças que podem levar à morte. Cada um deve cuidar dos seus quintais, terrenos, áreas de lazer e imóveis desabitados, receber o agente para que seja feito o trabalho técnico com informações e orientações também faz parte desse combate. Vamos todos juntos acabar com a dengue. A responsabilidade é de todos”, convoca Patrícia.
Dengue no ES
Foram notificados 1.291 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 31,76 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica 01 (31/12/2023 a 06/01/2024). Não há confirmação de óbitos neste período.
No entanto, em 2023, foram notificados 191.131 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 4702,97 casos por 100 mil habitantes, com 98 óbitos neste período, tornando o Espírito Santo um dos Estados que mais teve morte por dengue no ano passado.
Secom/ PMBSF