Após 27 rodadas, o Botafogo segue líder isolado do Brasileirão. E a torcida já começa a contagem regressiva, sonhando com o título que não vem desde 1995. A vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no sábado (21), manteve o Fogão com vantagem na ponta da tabela do Brasileirão.
O time alvinegro lidera o campeonato com 56 pontos, três a mais do que o Palmeiras, o vice-líder. O Fortaleza é o terceiro, com 52 pontos. E o Flamengo, quarto colocado, se distanciou da briga pelo título, com 45 pontos.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, especializado em probabilidades no futebol, o Botafogo tem 58,8% de chances de ser campeão brasileiro este ano.
Faltando 11 rodadas para o fim do Brasileirão, o time alvinegro faz seis jogos em casa e caminha para levantar a taça ao final da competição.
O Palmeiras, vice-líder com 53 pontos, tem 22,2% de chances de ficar com troféu, seguido pelo Fortaleza, com 17,4%.
VEJA AS CHANCES DE TÍTULO
1º Botafogo – 56 pontos – 58,8%
2º Palmeiras – 53 pontos – 22,2%
3º Fortaleza – 52 pontos – 17,4%
4º Flamengo – 45 pontos – 0,6%
5º São Paulo – 44 pontos – 0,3%
FLAMENGO FICA PARA TRÁS
Um dos favoritos durante boa parte do campeonato, o Flamengo ficou para trás e se distanciou da briga pelo título brasileiro.
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o time rubro-negro viu Botafogo, Palmeiras e Fortaleza abrirem boa vantagem na tabela de classificação. Com apenas 45 pontos, o Fla tem somente 0,6% de chances de ser campeão, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.
A última derrota veio no domingo (22), quando o Flamengo perdeu para o Grêmio por 3 a 2, na Arena do Grêmio.
Nos últimos cinco jogos no Brasileirão, o Fla perdeu para o Botafogo (4 a 1), venceu o Red Bull Bragantino (2 a 1), perdeu para o Corinthians (2 a 1), empatou com o Vasco (1 a 1) e perdeu para o Grêmio (3 a 2).
Assim, o foco do técnico Tite será nas decisões que o time tem pela frente na Libertadores e na Copa do Brasil.
Pela Libertadores, o Fla visita o Peñarol na quinta-feira (26) e precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar para as semifinais no tempo normal, já que perdeu em casa por 1 a 0.
Já pela Copa do Brasil, o time enfrenta o Corinthians no confronto válido pelas semifinais. O confronto será em outubro.
Por Flávio Dias em Folha Vitória