Desde o dia 5 de agosto, 15 alunos de Barra de São Francisco estão se dedicando ao curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Com 160 horas de duração, o curso, que termina no dia 27 de setembro, está capacitando os participantes para atender às crescentes demandas do mercado local. O curso é realizado dentro da Carreta do Senai estacionada na Avenida Jones dos Santos Neves, Centro, ao lado da Primeira Igreja Batista.
O instrutor Ophie Pena Campos, técnico eletricista responsável pela formação, destacou a abrangência do conteúdo oferecido aos alunos. “Esse curso de eletricista predial de baixa tensão oferece aos alunos toda a informação e qualificação necessárias para lidar com eletricidade residencial, seja em prédios ou casas. Eles estarão aptos a realizar desde a entrada de energia da residência até todas as instalações internas, como tomadas, interruptores, lustres e ventiladores, aprendendo tanto na teoria quanto na prática,” afirmou Ophie.
Guilherme Fernandes, secretário Municipal de Desenvolvimento, celebrou a continuidade das parcerias que vêm fortalecendo a qualificação profissional na cidade. “É mais uma parceria com o Governo do Estado, através da Setades e a Secretaria de Desenvolvimento de Barra de São Francisco, com o Senai. Na última semana iniciamos o curso de Corte e Costura Industrial, agora é o de Eletricista Predial. Em breve, daremos início ao curso de Bombeiro Hidráulico. Isso representa o Governo do Estado investindo em nosso município e na formação de profissionais cada vez mais qualificados.”
Fernandes também ressaltou a importância do curso para suprir a carência de profissionais na área elétrica. “A mão de obra em elétrica está em escassez na nossa cidade, e confiamos na capacidade do Senai de qualificar nossos moradores, que sairão daqui prontos para atender tanto a população quanto as empresas locais,” comentou o secretário, destacando a relevância do curso para o desenvolvimento econômico da região.
Valter Antonio da Silva, conhecido como Valter do Geso, é um dos alunos do curso e compartilhou como essa formação vai impactar sua carreira. “Eu sou gesseiro, então o que estou aprendendo aqui no curso do Senai vou aplicar no meu trabalho com gesso. Muitas vezes, encontramos dificuldade em achar um eletricista quando precisamos. Esse curso vai abrir novas portas na minha área de atuação,” declarou Valter, demonstrando a expectativa positiva em relação às novas oportunidades que o curso proporcionará.
Com a conclusão do curso se aproximando, a expectativa é de que os novos eletricistas formados pelo Senai estejam prontos para suprir a demanda local e contribuir para o desenvolvimento econômico de Barra de São Francisco.
Por Michael Bolzan em O Repórter ES