Na última quinta-feira (05), o plenário da Câmara Municipal de Barra de São Francisco foi palco do Workshop em Gestão da Atenção Primária à Saúde e Sistema Único de Saúde Digital (SUS Digital). O evento, idealizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde (Semus), contou com a parceria da empresa prestadora de serviços RG System.
O workshop teve como objetivo apresentar aos profissionais da saúde – médicos, enfermeiros e odontólogos – o SUS Digital, um processo de digitalização total da Saúde Municipal que será implementado a partir de 2025. Durante o evento, foram discutidas as perspectivas e os benefícios da digitalização, que promete transformar a gestão da saúde, tornando os serviços mais ágeis, acessíveis e eficientes para toda a população francisquense.
De acordo com o Dr. Augusto Monjardim, médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio – Tatu, o workshop teve também o objetivo de qualificar o atendimento, especialmente no que se refere à entrada do usuário na unidade de saúde. “Esse workshop está nos capacitando para entender melhor as intenções do Ministério da Saúde em aprimorar as políticas de atendimento à população, criando novas populações prioritárias para atendimento e avaliação. Portanto, isso é muito importante, pois vemos a gestão se mobilizando para capacitar seus profissionais, garantindo uma atuação efetiva na saúde de Barra de São Francisco”, destacou o médico, que também participou do evento.
Durante o encontro, também foram apresentadas as novas regras de financiamento das unidades básicas de saúde. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o financiamento da saúde passará a ser realizado de uma forma diferente a partir de abril de 2025. “Até agora, trabalhamos com os índices do Previne Brasil, ou seja, recebíamos o repasse do Ministério da Saúde com base no desempenho do Previne Brasil. Agora, teremos uma nova metodologia de recebimento de recursos”, explicou Elcimar Alves.
João Marcos, consultor técnico da RG System, explicou como funcionará o novo sistema do SUS Digital. “Com essa nova forma de financiamento, o enriquecimento da produção dos profissionais será incorporado ao nosso sistema. Isso permitirá à gestão ter dados suficientes para planejar expectativas e melhorar, a cada dia, o atendimento médico e de enfermagem no município”, ressaltou João Marcos.
O SUS Digital também trará outras inovações, como prontuário eletrônico e serviços de agendamento de consultas, permitindo que os cidadãos solicitem consultas diretamente de suas residências.
A capacitação promovida pela Semus representa um passo importante rumo à modernização dos serviços de saúde municipal. Com o lançamento do SUS Digital previsto para 2025, a digitalização do atendimento promete facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, além de aprimorar a gestão e a eficiência no uso dos recursos públicos.
Com infomações e fotos da SECOM/PMBSF