20.1 C
Barra de São Francisco
90

“Sem eira nem beira”, o que significa e qual a origem do ditado popular?

Date:

Compartilhe:

A expressão “sem eira nem beira” é muito famosa, não é mesmo?

Existem algumas versões que explicam sua origem e todas estão relacionadas a termos arquitetônicos. Quer entender melhor o que significa a expressão sem eira nem beira e por que ela tem tudo a ver com arquitetura?

No post de hoje, vamos contar essa curiosidade. Acompanhe!

O que significa a expressão sem eira nem beira?

Significa pessoas sem bens materiais, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é uma extensão de telhado que avança além das paredes externas e protege a eira. Sendo assim, quem não tem eira nem beira não tem nem casa e nem fonte de renda.

De onde surgiu a expressão sem eira nem beira?

A expressão sem nem eira e nem beira veio de Portugal. A palavra eira vem do latim, “area”, e significa um espaço de terra batida, cimentada ou lajeada que fica dentro de uma propriedade. Esse local é próprio para debulhar, trilhar, secar e limpar cereais e legumes.

De acordo com o dicionário Houaiss, eira também pode ser “área onde se deposita o sal em salinas”.

Já a beira, ou beiral, é o prolongamento do telhado que avança além das paredes externas e protege a casa e as eiras da chuva.

As casas portuguesas tinham esse detalhe na época colonial, característica que também podemos ver em várias obras no Brasil construídas naquele período.

Veja também: Todos os encantos da arquitetura colonial do Brasil e do mundo

O que é eira, beira e tribeira na arquitetura?

Agora que você já entendeu o que significa a expressão sem eira nem beira, vamos aprofundar o significado dos termos arquitetônicos eira, beira e tribeira.

Como já explicamos anteriormente, o termo eira aparece no dicionário Houaiss como “local para debulhar e limpar cereais e legumes”.

Mas existe uma outra versão na história que diz que eira, beira e tribeira significam extensão de telhado, e o que diferencia cada uma delas é a localização na cobertura.

Quanto mais posses tinha o dono da casa, mais eiras (camadas) ele incluía no telhado. Na imagem abaixo, por exemplo, trata-se do imóvel de uma família considerada rica, pois tinha a eira, a beira e a tribeira.

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Justiça Manda Prender Treinador Suspeito de Abuso Sexual Contra Atleta em Colatina

Justiça Manda Prender Treinador Suspeito de Abuso Sexual Contra Atleta em ColatinaA Justiça do Espírito Santo emitiu uma ordem de prisão preventiva contra um...

Morre Chrystian, cantor da dupla “Chrystian e Ralf”

O cantor Chrystian, 67 anos, que fez parte da dupla "Chrystian e Ralf", morreu na noite desta quarta-feira (19). O artista estava internado em...

Análise: Inter Retoma Modelo com Dois Pontas e Ganha Moral para o Gre-Nal

Análise: Inter Retoma Modelo com Dois Pontas e Ganha Moral para o Gre-Nal Em um momento crucial, o técnico Eduardo Coudet mostrou sua habilidade tática...

Microsoft Flight Simulator

O Microsoft Flight Simulator é uma renomada série de simuladores de voo desenvolvida pela Microsoft. Conhecido por sua precisão e realismo, o jogo oferece...

Tragédia em Cariacica: Menina de 6 Anos é Espancada Até a Morte e Mãe Está em Estado Grave

Tragédia em Cariacica: Menina de 6 Anos é Espancada Até a Morte e Mãe Está em Estado Grave Uma tragédia chocou os moradores do bairro...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação