A expressão “sem eira nem beira” é muito famosa, não é mesmo?
Existem algumas versões que explicam sua origem e todas estão relacionadas a termos arquitetônicos. Quer entender melhor o que significa a expressão sem eira nem beira e por que ela tem tudo a ver com arquitetura?
No post de hoje, vamos contar essa curiosidade. Acompanhe!
O que significa a expressão sem eira nem beira?
Significa pessoas sem bens materiais, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é uma extensão de telhado que avança além das paredes externas e protege a eira. Sendo assim, quem não tem eira nem beira não tem nem casa e nem fonte de renda.
De onde surgiu a expressão sem eira nem beira?
A expressão sem nem eira e nem beira veio de Portugal. A palavra eira vem do latim, “area”, e significa um espaço de terra batida, cimentada ou lajeada que fica dentro de uma propriedade. Esse local é próprio para debulhar, trilhar, secar e limpar cereais e legumes.
De acordo com o dicionário Houaiss, eira também pode ser “área onde se deposita o sal em salinas”.
Já a beira, ou beiral, é o prolongamento do telhado que avança além das paredes externas e protege a casa e as eiras da chuva.
As casas portuguesas tinham esse detalhe na época colonial, característica que também podemos ver em várias obras no Brasil construídas naquele período.
Veja também: Todos os encantos da arquitetura colonial do Brasil e do mundo
O que é eira, beira e tribeira na arquitetura?
Agora que você já entendeu o que significa a expressão sem eira nem beira, vamos aprofundar o significado dos termos arquitetônicos eira, beira e tribeira.
Como já explicamos anteriormente, o termo eira aparece no dicionário Houaiss como “local para debulhar e limpar cereais e legumes”.
Mas existe uma outra versão na história que diz que eira, beira e tribeira significam extensão de telhado, e o que diferencia cada uma delas é a localização na cobertura.
Quanto mais posses tinha o dono da casa, mais eiras (camadas) ele incluía no telhado. Na imagem abaixo, por exemplo, trata-se do imóvel de uma família considerada rica, pois tinha a eira, a beira e a tribeira.