Seis detentos da Penitenciária de Segurança Média de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, fugiram da unidade prisional na madrugada deste domingo (1º). De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a fuga foi constatada durante a manhã, no momento da contagem dos presos. A pasta informou no mesmo dia, à noite, que um deles havia sido recuperado.
Ainda segundo a Sejus, os presos serraram a grade da cela. Policiais penais da Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) atuam realizando buscas na região, com o apoio da Polícia Militar. A ação também conta com a atuação de servidores do serviço de inteligência prisional a fim de localizar e recapturar os fugitivos.
O detento recapturado, segundo a Sejus, é Iran da Silva Santos. Ele tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e homicídio e havia sido preso por esses crimes em dezembro de 2021.
Detentos que seguem foragidos:
- Wanderson Meirelles Felipe Santiago – preso por roubo. Ele entrou no presídio no dia 15 de maio, do ano passado. Mas já tem outras passagens pela polícia em abril de 2014 e abril de 2021, por tráfico de drogas e homicídio.
- Renan Souza Lopes – entrou no presídio em abril de 2010, por homicídio.
- Carliano Souza Lopes – encaminhado ao presídio em outubro de 2018, por homicídio.
- Thiago Ferreira Santos – foi preso em março do ano passado por tráfico de drogas e já tem outras passagens pelo sistema prisional, por furto e roubo, em 2017 e em janeiro de 2023.
- Fabiano Jesus do Rosário – é o sexto e último fugitivo; foi preso em 2012, por roubo, receptação e homicídio.
De acordo com informação da Polícia Militar, após a ocorrência da fuga, três suspeitos, vestidos com roupas de presidiários e molhados, roubaram um carro em um posto de gasolina, no bairro Santa Helena, em Colatina. A ação foi flagrada por câmera de videomonitoramento do local.
A vítima do roubou permaneceu no local e os suspeitos fugiram com o veículo pela BR 259, em direção ao lixão. A PM informa que equipes de Baixo Guandu e São Domingos do Norte foram alertadas sobre o ocorrido. Posteriormente à ocorrência, um novo chamado do Ciodes reportou a polícia sobre a fuga de internos do Presídio de Segurança Média de Colatina.
Por Erika Carvalho e A Gazeta