22.5 C
Barra de São Francisco
90

Saúde de Barra de São Francisco oferta tratamento contra tabagismo a pacientes de Vargem Alegre

Date:

Compartilhe:

A Prefeitura de Barra de São Francisco realizou na manhã da última terça-feira (5), por meio da Secretaria de Saúde, na Unidade de Saúde do Vargem Alegre, o encontro para pacientes fumantes cadastrados da Unidade, que tinham interesse em parar de fumar.

O Programa de Controle de Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco no Brasil.

A Equipe Municipal é coordenada pela Enfermeira Débora Braga, que se fez presente na Unidade no dia do atendimento. A Equipe de Tabagismo de Vargem Alegre é composta pelo Dr Phelipy (médico) e Enfermeira Larissa Alves.

Também esteve presente a Farmacêutica Marcia Almeida, que aproveitou a oportunidade e fez a distribuição dos medicamentos aos pacientes, o que facilitou para os eles, que já consultavam com o médico e já saíram da Unidade com a medicação em mãos, não sendo necessário se deslocar até a Farmácia Básica na Sede do município. Foram distribuídos medicação oral e adesivos preconizados pelo Ministério da Saúde.

A Equipe Municipal de Tabagismo realizou atendimentos individuais, pelo médico, pelas enfermeiras e pela farmacêutica. Foram realizados também roda de discussão de forma orientada pelos profissionais.

Em Vargem Alegre 8 pacientes estão participando do programa, que tem duração de aproximadamente 4 meses.

No início de maio o Programa de Tabagismo atenderá mais 3 Unidades de Saúde, sendo elas: Vila Vicente, Irmãos Fernandes e Colina, além de Vargem Alegre.

O Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT) vem em acordo com a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil, e vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o que inclui o desenvolvimento de um conjunto de ações nacionais que integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.

O tratamento no SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.

É importante destacar que ao ingressar no programa de tratamento do tabagismo, as gestões das diferentes instâncias assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista.

Com informações de SECOM/PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

15 Meses Depois: A Investigação do Assassinato do Seringueiro Edson da Silva Santos em Boa Esperança

15 Meses Depois: A Investigação do Assassinato do Seringueiro Edson da Silva Santos em Boa Esperança O Caso que Chocou Boa Esperança Edson da Silva Santos,...

Vídeo mostra jovem sendo atropelada no Centro de Barra de São Francisco; veja

Um acidente foi registrado no inicio da noite desta quarta-feira(12), na Avenida Edson Henrique Pereira, próximo a Açai Mello, no centro de Barra de...

Homem é Morto a Tiros no Bairro Benedita Monteiro em Ecoporanga

Homem é Morto a Tiros no Bairro Benedita Monteiro em Ecoporanga Na madrugada deste sábado, 25 de maio, a tranquilidade do bairro Benedita Monteiro, em...

Metallica no Fortnite: Novo concerto e jogabilidade temática

Metallica no Fortnite: Novo concerto e jogabilidade temáticaMetallica é a primeira banda a se tornar uma experiência completa no ecossistema Fortnite, trazendo jogabilidade temática...

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça dentro de casa em Nova Venécia

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça dentro de casa em Nova VenéciaUm homem foi encontrado sem vida dentro de sua residência no...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação