Agora é oficial. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Barra de São Francisco oficializou nesta segunda-feira (5) a candidatura à reeleição do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, tendo Wanderson Melgaço, também do PSB, como vice. Os partidos aliados que formarão a coligação majoritária são PSB, PSDB, Podemos e Progressistas/PP.
A decisão foi tomada na convenção municipal do PSB de Barra de São Francisco, realizada na Câmara Municipal, que contou com a presença de correligionários ligados ao grupo de Enivaldo dos Anjos, atual prefeito de Barra de São Francisco e contou com a presença de diversas lideranças da região, como a de Zé Luiz Mendes e Valter Felix (Ecoporanga), Abraão Lincon, Jailton Soares e Wilson Elizeu Coelho (prefeito de Água Doce do Norte e ex-prefeitos), Mauricio Toledo (ex-prefeito de Mantena e Marcelinho Lico (Mantena), Irineu Wutke (Vila Pavão), Paulo Foletto (deputado federal), Waldeles Cavalcante (ex-prefeito), e Mazinho dos Anjos, deputado estadual. Foi preciso colocar um telão do lado de fora da Câmara Municipal para que a população pudesse assistir, pois o plenário estava lotado.
Os presidentes dos demais partidos são: Enivaldo dos Anjos (PSB), Lislei Batista (PSDB) e Mauricio dos Santos (Podemos). Os partidos PSB, PSDB e Podemos, contam com 15 candidatas mulheres, sendo 5 em cada partido e 27 candidaturas masculinas, 9 em cada partido. Os três partidos somam, no total, 42 pré-candidatos a vereadores para as eleições do dia 06 de outubro de 2024. Os Progressistas apesar de não terem candidatos à vereador, já haviam realizado sua convenção na última sexta feira (02). A grande pergunta era, quem seria candidato a vice de Enivaldo dos Anjos, que acabou confirmando o nome de Wanderson Melgaço.
Enivaldo falou com ele pela primeira vez dessa possibilidade e o assessor, que foi o controlador-geral da Prefeitura durante o atual mandato, até se desincompatibilizar, apenas disse que isso nunca esteve em seus planos, mas que, se fosse necessário, estaria pronto.
Nas suas falas, Enivaldo lembrou que, após a última experiência (de ser traído pelo atual vice), escolheu o Wanderson pela experiência administrativa e competência, além da lealdade – Wanderson é assessor dele há 22 anos. Ele lembrou da dificuldade encontrada por não ter quem o representasse em possíveis compromissos. Inclusive ressaltou que conseguiu ir apenas seis vezes em Vitória neste mandato, mas que, mesmo assim, conseguiu junto ao governador Casagrande mais de 100 milhões em investimentos.
Wanderson também se pronunciou e falou pouco mais de dois minutos. E emocionou Enivaldo quando lembrou o acolhimento que teve do hoje prefeito quando perdeu a vó. “Eu fui criado por vó, jogando bola no meio da rua da feira, que era de paralelepípedo e hoje é de asfalto. Quando perdi minha vó, foi como perder minha mãe e o Enivaldo me acolheu simplesmente porque eu sou francisquense. E nesses 22 anos que estamos juntos, ele me ensinou a ter responsabilidade e me ensinou valores de amizade e lealdade, e de amor pela cidade”.
Demonstrando que já começou também a aprendizagem política, Wanderson provocou aplausos quando disse que, “parafraseando o presidente Juscelino Kubtscheck, Barra de São Francisco não pode retroceder e a única pessoa capaz de fazer o município continuar avançando é o prefeito Enivaldo dos Anjos, porque a cidade cresceu 40 anos em quatro”.
O deputado Estadual Tyago Hoffmann (PSB) e o deputado federal Victor Linhalis (Podemos) encaminharam vídeo confirmando o apoio à reeleição de Enivaldo dos Anjos. Dos 13 vereadores atuais, 12 firmaram compromisso com a chapa Enivaldo dos Anjos e Wanderson Melgaço.
Com informações de Tribuna Norte Leste e Gazeta do Norte