Uma palestra sobre o tema “Saúde mental e autocuidado da pessoa idosa” foi ministrada durante a roda de conversa, promovida pelo Projeto Avivar para idosos, na tarde dessa quinta-feira (12), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vereador Amarino Rodrigues Alves, localizado no bairro Nova Barra, em Barra de São Francisco.
Iniciado às 14 horas, a palestra foi ministrada pelo psicólogo do Projeto Avivar, Marcelo Augusto Ferreira de Souza e contou com a presença de vários idosos, que acompanharam com atenção as orientações do profissional de psicologia.
O assunto trabalhado com os idosos trás luz a alguns problemas de saúde discutidos neste mês em todo o país, o “Setembro Amarelo e a Saúde Mental”.
Segundo o psicólogo do projeto, com o passar dos anos e a idade avançada, muitos idosos que antes tinham uma vida independente e autossuficiente, adquiriram algumas dificuldades, como mobilidade reduzida e certa dependência de outras pessoas para tarefas pessoais do dia a dia, isolando-se da vida social que tinham antes, o que entristece muitos deles, causando até mesmo depressão em alguns. Por isso há a necessidade de trabalhar a prevenção e o combate dessa e de outras doenças mentais que podem acometer os idosos.
Nesse sentido, o Projeto Avivar se tornou essencial para que os idosos inscritos recebam cuidados e tratamentos para a saúde física, mental e emocional, como a realização das rodas de conversa, que geralmente trata de assuntos relacionados a vida e a saúde deles.
A amizade entre eles formada pelo convívio durante as atividades desenvolvidas pelo projeto também tem melhorado a saúde emocional de cada um. Até namoros que no final geraram casamentos entre casais que se conheceram no projeto, também foram realizados. No total já surgiram cinco casamentos dentro do projeto.
Atualmente o projeto conta com atendimento de assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista. Os idosos inscritos aprovam o tratamento que recebem no projeto.
Sobre o Projeto
Inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Avivar conta com mais de 1400 inscritos, que desfrutam de várias atividades realizadas para desenvolver e manter a saúde dos usuários do projeto, dentre elas: Aulas de aeróbica e de zumba em dias específicos durante a semana e no sábado, exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica em piscina ao longo da semana e danças de forró no domingo à tarde, além de passeios durante o ano e rodas de conversas orientativas ligadas a saúde e aos direitos dos idosos.
Como participar
Os idosos com idade de 60 anos acima, que quiserem se inscrever no Projeto Avivar, podem procurar a sede da instituição na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8 às 17 horas e na sexta-feira das 8 às 16 horas.
É preciso apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Cartão SUS e AMA;
Comprovante de residência.
Com informações e fotos de SECOM/PMBSF