22.2 C
Barra de São Francisco
90

Programa Pé de Meia: Lula sanciona lei que cria poupança para alunos do Ensino Médio; entenda

Date:

Compartilhe:

O programa Pé de Meia, sancionado pelo presidente Lula nesta terça-feira (16), prevê o pagamento de um incentivo financeiro mensal para alunos de baixa renda matriculados no ensino médio público.

 Os repasses serão feitos diretamente para a conta do estudante ao longo do ano letivo de 2024, na forma de uma espécie de poupança, mas os valores ainda não foram definidos.

Há ainda a previsão de um depósito extra após a aprovação no ano letivo e um bônus para quem fizer o Enem.

1 – O que é o programa Pé de Meia?

O Pé de Meia é um programa criado pelo governo federal que viabiliza a criação de poupança para estudantes de ensino médio inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo é que incentivar a permanência deles na escola até que completem o ensino básico.

Serão feitos depósitos em uma conta do próprio aluno, mas as regras de uso ainda serão detalhadas.

Segundo dados do governo, o primeiro ano do ensino médio é o que tem maior registro de evasão, abandono e reprovação.

2 – Quem tem direito à poupança?

Terão direito ao auxílio estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e que pertençam a famílias inscritas no CadÚnico.

Serão priorizados os alunos cuja renda familiar per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218.

Estudantes de 19 a 24 anos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão aderir ao programa.

Os critérios de elegibilidade ainda serão detalhados em um decreto, mas segundo o texto sancionado por Lula, o estudante somente terá direito ao benefício se:

  • efetivar a matrícula no início de cada ano letivo;

  • tiver frequência escolar de 80% das horas letivas;

  • for aprovado ao fim de cada ano letivo;

  • participar de exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de avaliação dos estados para o ensino médio;

  • participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano letivo do curso.

3 – De quanto será o auxílio do Pé de Meia?

O valor do repasse para cada aluno ainda será definido pelos ministérios da Educação e da Fazenda, assim como as formas de pagamento, os critérios de operacionalização e o uso da poupança.

O governo já autorizou, por meio de uma medida provisória, que a União direcionasse até R$ 20 bilhões em um fundo para o programa, que será operado e gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

No entanto, esse valor ainda será fixado pelo governo. No início deste mês, o ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que pagamento aos alunos deve começar em março.

4 – Como o valor será pago?

O programa prevê que os valores sejam depositados em uma conta a ser aberta no nome do estudante, mas isso ainda não foi definido.

Serão duas formas de depósito, com regras de movimentação distintas:

➡️ Na primeira, os depósitos ocorrerão mensalmente, ao longo de cada ano letivo, para alunos que efetivarem a matrícula na série e comprovarem frequência mínima nas aulas. Esses valores poderão ser movimentados a qualquer momento.

➡️ Já na segunda, valores adicionais serão depositados em duas ocasiões:

  • quando o estudante for aprovado no ano letivo

  • e quando o aluno participar do Enem

Esses recursos — que serão equivalentes a, no mínimo, um terço do total pago a cada estudante — poderão ser movimentados somente após a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Ocupação do MST em São Mateus: Jornada pela Reforma Agrária em Destaque

Ocupação do MST em São Mateus: Jornada pela Reforma Agrária em Destaque Na madrugada da última quarta-feira (17), mais de 200 famílias vinculadas ao...

Buscas Intensas em Pinheiros Continuam sem Resultados

Buscas Intensas em Pinheiros Continuam sem Resultados O desaparecimento da jovem Samanta Teixeira de Oliveira Teodoro, de apenas 14 anos, tem mobilizado equipes de...

Correios divulga cargos para novo concurso público; veja o cronograma

Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) novos detalhes do concurso público da estatal. Em setembro, a empresa irá publicar um edital de nível médio,...

Suspeito Preso por Participação na Morte de Jovem em Marilândia: Detalhes do Caso

Suspeito Preso por Participação na Morte de Jovem em Marilândia: Detalhes do Caso Introdução: A investigação sobre o desaparecimento e morte da jovem Thamyris...

Justiça determina prisão de pai e filho suspeitos de homicídio em Montanha: Entenda o caso

Justiça determina prisão de pai e filho suspeitos de homicídio em Montanha: Entenda o caso Introdução: A Justiça expediu mandado de prisão para Itamar...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação