Um novo tipo de golpe foi identificado pelo Procon municipal de Barra de São Francisco nesta quinta-feira, 22, e atinge principalmente os fornecedores de produtos do Espírito Santo. O golpe consiste no envio de e-mails que se fazem passar pelo Procon estadual e traz o aviso de uma suposta reclamação à empresa fornecedora, com um link de acesso aos autos da notificação.
Ao clicar no link malicioso o comerciante pode ser vítima da prática conhecida como “ransonware”, que ao infectar um computador pode bloquear o acesso a arquivos, programas ou até mesmo criptografar arquivos essenciais para o funcionamento das empresas. Após o bloqueio os criminosos exigem o pagamento de um resgate para liberarem o acesso aos arquivos e programas.
O Procon alerta que o instituto não envia notificações por e-mail. Todas as formas de comunicação com as empresas são realizadas por meio da plataforma oficial ProConsumidor, dos Correios ou dos agentes de fiscalização devidamente identificados. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (027) 3756-8021 ou pelo telefone 151.