A Prefeitura de Barra de São Francisco criou, nessa quarta-feira (8), um comitê intersecretarial para atender as famílias afetadas pelas chuvas intensas desde a madrugada dessa quarta-feira. O temporal provocou enchentes e causou danos em diversos pontos da cidade.
Alerta Vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, o nível mais alto de risco, que permanecerá até a manhã de quinta-feira (9). Esse alerta indica a previsão de chuvas superiores a 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, com risco significativo de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. O aviso foi emitido para 48 municípios, incluindo Barra de São Francisco.
Ações emergenciais
Diante da situação crítica, o prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou a criação de uma comissão para coordenar todas as ações emergenciais. O objetivo é levantar informações sobre os danos e prejuízos causados pelas enchentes. “A situação é preocupante. Moradores das áreas mais baixas já tomaram precauções, retirando móveis de suas casas para evitar maiores perdas. Já conversamos com as vítimas e coletamos os endereços mais afetados para contabilizar quantas pessoas e estabelecimentos foram impactados”, afirmou o prefeito.
Danos causados pelas chuvas
As chuvas intensas causaram transtornos em diversos bairros do centro de Barra de São Francisco. Os rios São Francisco e Itaúnas transbordaram nessa manha de quarta-feira (8), atingindo bairros como Campo Novo, Carabina, Irmãos Fernandes, Nossa Senhora da Penha, Centro e Vila Landinha.