23.3 C
Barra de São Francisco
90

Relatório final da CPMI pedindo indiciamento de Bolsonaro é aprovado

Date:

Compartilhe:

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (18) com 20 votos a favor, 11 contra e uma abstenção, o relatório final da CPMI sobre o 8 de janeiro, que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 60 pessoas pelos ataques aos Três Poderes, em Brasília.

O documento recomenda que o ex-presidente e ministros do seu governo, entre eles Walter Braga Neto, da Defesa, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Anderson Torres, da Justiça, sejam acusados de associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Também constam da lista de pedidos de indiciamento integrantes do GSI e da Polícia Militar do Distrito Federal e empresários acusados de financiar manifestantes contrários ao resultado das eleições de 2022, além da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar reiterou, na última reunião da CPMI, ter sido indiciada sem provas e sem direito de defesa.

Elogios

Durante a fase de discussão do relatório, parlamentares aliados ao governo ressaltaram a contribuição da comissão, que eles classificaram como histórica, e reprovaram o pedido de indiciamento do presidente Lula feito pelo voto em separado (que equivale a um relatório alternativo) apresentado pela oposição. Pediram que não haja anistia a quem participou da depredação das sedes dos três Poderes.

Eles também elogiaram o parecer e o trabalho da relatora, senadora Eliziane Gama. “É uma peça de profundo compromisso com a democracia, que é embasado tecnicamente, baseado em dados concretos, de depoimentos, de quebra de sigilos, de dados que nós conseguimos obter, leitura de milhares de páginas, uma assessoria qualificada, e que é fruto de um trabalho coletivo de investigação”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “Vossa excelência, com coerência, coragem, ousadia e profunda relação com o processo democrático brasileiro faz um relatório que nos orgulha”, completou.

Críticas

Parlamentares de oposição condenaram o vandalismo aos prédios da Praça dos Três Poderes, mas apontaram omissão de integrantes do governo ao serem alertados para a possibilidade de manifestações violentas em 8 de janeiro e não acionarem as forças policiais.

Afirmaram que não há evidências de tentativa de golpe e protestaram contra o indiciamento do ex-presidente Bolsonaro, reclamando também do não indiciamento do general G. Dias, ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e do ministro da Justiça, Flavio Dino.

O deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) criticou o parecer da relatora. “Indiciamentos, instauração e requisição de investigação sem qualquer indício. Centenas de requerimentos os quais não guardam a mínima pertinência com os fatos e objetos da CPMI do 8 de janeiro. Parcialidade e perseguição demonstradas desde o início e quebras de sigilo indiscriminadas. A relatora encontrava-se imbuída de atribuir, a todo custo, responsabilidade pelos atos do ex-presidente”, afirmou.

Antes de anunciar o resultado da votação, o presidente da CPMI, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), afirmou que o contraditório faz parte da vida política, elogiando vários integrantes da comissão.

“Eu sei que, muitas vezes, a vontade de servir é sobreposta pelo método com que você faz a sua escalada, senadora Damares; eu sei que uns pensam de uma maneira e outros pensam de outra, na forma de chegar ao objetivo, Duda, que pretendem; mas o importante, meu caro Rogério Correia, é a boa vontade, é a boa-fé, é a crença de que nós podemos fazer um país melhor”, disse.

Ameaças

No final da reunião da CPMI, a senadora Eliziane Gama informou que recebeu várias ameaças pelas redes sociais por conta do seu parecer e, por isso, vai acionar a Polícia Federal e a Advocacia do Senado pedindo providências. Também solicitou segurança para ela e sua família.

No encerramento dos trabalhos, parlamentares da base do governo caminharam do Senado até a Praça dos Três Poderes, em um ato simbólico em defesa da democracia e contra os ataques de 8 de janeiro.

Da redação com ES Hoje e informações da Agência Câmara de Notícias

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Jovem de 23 anos morre em acidente entre moto e carro em Ecoporanga, ES

Jovem de 23 anos morre em acidente entre moto e carro em Ecoporanga, ES:Fábio Henrique Santana dos Santos, de 23 anos, perdeu a vida...

Cooabriel registra lucro recorde de R$ 71,9 milhões

Cooabriel registra lucro recorde de R$ 71,9 milhões em 2024, com incremento de 200% em relação a 2023 A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon...

Diferença no Preço da Gasolina entre Barra de São Francisco e Água Doce do Norte Surpreende

O preço dos combustíveis afeta diretamente o dia a dia do consumidor. No entanto, percorrendo somente alguns quilômetros, é possível encontrar variações significativas, chegando...

Filha encontra mãe sem vida em quarto no distrito de Rio Preto, em Água Doce do Norte

Uma mulher identificada como Tatiane Alves Ferreira, de 43 anos, foi encontrada morta em seu quarto pela filha adolescente, na madrugada desta quarta-feira (19),...

Barrigueira na Amunes e Enivaldo na coordenação política do PSB

O grupo do governador Renato Casagrande entrou em acordo na questão da disputa pelo comando da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), cuja...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação