25 C
Barra de São Francisco
90

PF conclui inquérito e indicia influencer Renato Cariani por tráfico de droga

Date:

Compartilhe:

Após dez meses de investigações, a Polícia Federal (PF) de São Paulo concluiu neste mês o inquérito contra o influenciador fitness Renato Cariani por suspeita de desvio de produtos químicos para a produção de toneladas de drogas para o narcotráfico.

O relatório final terminou com o indiciamento dele e de mais dois amigos pelos crimes de tráfico equiparado, associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A investigação não pediu as prisões dos três indiciados. Ttráfodos respondem em liberdade. A conclusão da PF foi encaminhada para o Ministério Público Federal (MPF), que poderá ou não denunciar o grupo pelos crimes. Caberá depois à Justiça Federal decidir se o trio deverá ser julgado pelas eventuais acusações. Caso sejam condenados, poderão ser presos.

Além de Renato, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth são acusados pela PF de usar uma empresa para falsificar notas fiscais de vendas de produtos para multinacionais farmacêuticas. Mas os insumos não iam para essas empresas. Eles eram desviados para a fabricação de cocaína e crack, drogas que, de acordo com a investigação, abasteciam uma rede criminosa de tráfico internacional comandada por facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Renato tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e é sócio com Roseli da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda. , empresa para venda de produtos químicos em Diadema, Grande São Paulo. Segundo a PF, eles teriam conhecimento e participavam diretamente do esquema criminoso. A investigação informa ter provas do envolvimento deles a partir de interceptações telefônicas feitas com autorização judicial de conversas e trocas de mensagens.

TV Globo e o g1 contataram a defesa do influencer, que, por meio de nota, afirmou que “o indiciamento ocorreu de forma precipitada, há mais de 40 dias, antes mesmo de Renato ter tido a oportunidade de prestar esclarecimentos”.

A defesa de Roseli Dorth, sócia do Cariani, também afirmou que “as conclusões da Polícia Federal são gravemente equivocadas”(veja mais abaixo).

Como funcionava esquema

Fabio é apontado pela investigação como responsável por esquematizar o repasse dos insumos entre a Anidrol e o tráfico. Segundo a PF, ele criou um falso e-mail em nome de um suposto funcionário de uma multinacional para conseguir dar continuidade ao plano criminoso. Antes, ele já tinha sido investigado pela polícia por tráfico de drogas em Minas Gerais e no Paraná.

De acordo com a Polícia Federal, parte do material adquirido legalmente pela Anidrol foi desviada para a produção de entorpecentes entre 2014 e 2021. Para justificar a saída dos produtos, a empresa emitiu cerca de 60 notas fiscais falsas e fez depósitos em nome de “laranjas”, usando irregularmente os nomes da AstraZeneca, LBS Laborasa e outra empresa.

A investigação apontou que em seis anos foram desviadas cerca de 12 toneladas de acetona, ácido clorídrico, cloridrato de lidocaína, éter etílico, fenacetina e manitol, substâncias usadas por criminosos para transformar a pasta base de cocaína em pó e em pedras de crack.

A PF começou a investigar o caso após a Receita Federal verificar depósitos suspeitos de mais de R$ 200 mil feitos pela AstraZeneca para a Anidrol. A multinacional negou, no entanto, que tenha comprado os produtos da empresa do influencer Renato e de sua sócia.

A investigação identificou mais suspeitos de participarem do esquema criminoso, mas ainda não os indiciou porque espera juntar mais provas contra eles. A PF também busca saber onde a droga foi comercializada depois e por quem.

━ MAIS LINKS

Tragédia em Colatina: Empresário Assassinado e Comunidade em Choque

Empresário é morto a tiros dentro de caminhonete e irmão fica ferido em Colatina, no ES Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação...

Jovem é assassinado enquanto cortava o cabelo, em Barra de São Francisco

Um jovem identificado como Erick Ramos Sampaio (Tiribinha), foi assassinado na noite desta quinta-feira, 22, no bairro Nova Barra, em Barra de São Francisco. De acordo...

Com campo alagado, Real Noroeste é goleado pelo Cuiabá e está fora da Copa do Brasil

Os dois capixabas estão eliminados da Copa do Brasil. Depois da derrota do Nova Venécia para o Botafogo-SP, foi a vez do Real Noroeste,...

Tragédia na BR-101, ES: Casal Morre em Acidente, Filho de 3 Anos Ferido

Tragédia em ES: Casal Morre e Filho de 3 Anos Ferido Uma abalou em Espírito Santo, quando um acidente envolvendo um carro e um...

Preso Padrasto que Alegou Gravidez por Uso de Toalha em Menina de 12 Anos no Sul do ES

Preso Padrasto que Alegou Gravidez por Uso de Toalha em Menina de 12 Anos no Sul do ES. Um caso chocante no Sul do Espírito...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação