A reforma dos três prédios que receberá o novo Centro de Cultura do município segue avançada e abrigará um verdadeiro complexo cultural.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Walber da Silva Paiva, que esteve visitando a obra nessa terça-feira (30), o local sediará a Secretaria de Cultura, a Subsecretaria de Turismo, salas de aulas para música, como de teclados e balé, um auditório e uma biblioteca municipal. Os edifícios estão localizados na rua Prefeito Manoel Gonçalves, próximos ao Setor de Identificação e Advocacia Social da Prefeitura (antiga localização do Procon Municipal), no Centro da cidade.
Os prédios que já abrigaram uma escola particular, são uns dos mais antigos da cidade, construídos na década de 1940 e foi adquirido pelo Município há cerca de 30 anos, está passando por uma reforma e restauração. A obra está sendo custeada com recursos e servidores do próprio Município e em breve terá a data de inauguração anunciada.
De acordo com o Secretário Walber, o objetivo da reforma e restauração é proporcionar condições para atender a todos os fomentadores de cultura do município, com mais conforto e comodidade. Ele ressaltou a importância dos três prédios para a cultura e a história dos moradores mais antigos da cidade.
“Existia esse anseio do Município em restaurar esses prédios, que são históricos. Muitas pessoas estudaram aqui. Muita gente que hoje tem 60, 70 anos, estudaram aqui, no antigo Ginásio e Colégio Comercial do Senhor Luiz Batista, que possuía muitas escolas espalhadas pelo estado do Espírito Santo, que eram particulares. Então, aqui praticamente todo mundo de Barra de São Francisco, que é nativo daqui, tem uma história com esses prédios. Por isso, a importância da restauração desses prédios. É importante a lembrança afetiva das pessoas por eles”, finalizou Paiva.
Com informações e fotos de SECOM/PMBSF