21 C
Barra de São Francisco
90

O Senhor dos Anéis: por que o Um Anel garante invisibilidade? Algumas pessoas vão para “outro lugar” quando usam o objeto mais poderoso da Terra-Média

Date:

Compartilhe:

Talvez um dos objetos mais conhecidos da cultura pop, o Um Anel é marco de O Senhor dos Anéis e basicamente só existe por conta de tal. Quem assistiu aos filmes ou leu os livros sabem que Frodo fica grande parte do tempo cuidado do artefato, precisando levá-lo a Montanha da Perdição para destruí-lo de uma vez por todos. Em certos momentos, o Hobbit usa o artefato, conseguindo ficar invisível até que retire. Mas qual é a extensão de seu poder?

Origem (Reprodução)

Tão aguardado em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, o forjar do Um Anel só veio após todos os 16 outros anéis (sete para Anãos e nove para Homens). Segundo o que consta, Sauron forjou o artefato em Sammath Naur, localizado na Montanha da Perdição (por isso Frodo teve que voltar lá). Além disso, Sauron colocou uma parte de sua alma no objeto e por isso tem grande poder sob outras criaturas – imagine a Horcrux de Harry Potter.

Assim, quando o Um Anel é destruído, parte da alma e poder de Sauron também é, já que estão intrinsecamente ligados. Ao final da Segunda Era, quando Sauron perde seu corpo físico, parte de suas habilidades e seu poder diminui ainda mais. Quando Frodo finalmente consegue jogá-lo nas lavas da Montanha, Sauron é finalmente derrotado.

O Anel sob cuidado de outras criaturas (Reprodução)

Após ter seu dedo cortado por Isildur em Barad-dûr, o Um Anel ficou perdido no rio Anduin por cerca de dois milênios e meio até que Déagol o achou. No entanto, Sméagol ficou tentado pelo artefato, matando seu primo e tomando o Um Anel para si. Curiosamente, Sméagol só usou o Um Anel para caçar Goblins, retirando ele após um tempo. Eventualmente, por conta de sua proximidade com o artefato, o personagem teve sua aparência alterada, sendo conhecido por Gollum.

Por conta do Um Anel, Gollum ficou vivo por cerca 500 anos, corrompendo sua forma física e eventualmente mental até que o artefato “sumiu” de seu dedo em uma caçada (como descrito em O Hobbit). Horas depois, quem achou o Um Anel foi Bilbo Bolseiro, que conseguiu sair de lá ileso depois de uma brincadeira de charadas com Gollum.

(Reprodução)

Ao voltar para o Condado, Bilbo continuou com o Um Anel, mas sua possessão do artefato não mudou sua forma física, mas deixou o Hobbit ainda mais possessivo com ele. Tendo ele por cerca de 60 anos, Bilbo nunca mais usou após os eventos da Batalha dos Cinco Exércitos, mas sempre o deixava consigo em todos os momentos do dia.

Depois de um tempo, Bilbo acabou dando-o para Frodo, sendo um dos últimos que tocou no artefato.

Habilidades

Por conta de sua ligação com o Mau na Terra-Média, o Um Anel podia “deslocar” seu usuário para “outro mundo”. Apesar de ficar invisível no mundo “normal”, agora ele fica visível para seres das sombras. Desse modo, quando Frodo usa o Um Anel, ele fica invisível para o mundo dos homens, mas passa a se tornar visível para os Nazgûl.

Poderes além dos físicos também se manifestam em quem tem o Um Anel como possessão e dificuldade de destruí-lo, aumentar a vida de quem usa, mas sem dar vitalidade. Segundo Gandalf, o usuário poderia se transformar em um ser parecido como os Nazgûl. No entanto, não se sabe se uma criatura imortal poderia também ter essa mesma habilidade.

Além disso, o Um Anel poderia dar a habilidade de seres poderem entender o idioma de criaturas sombrias, como Orcs e Aranhas.

(Reprodução)

Como o Um Anel também tem certos poderes “individuais” é possível que ele manifeste suas habilidades para além de seu formato físico, como, por exemplo, fazer com que pessoas o ache até que finalmente volte para seu mestre. Ele também poderia mudar seu formato, ficando largo ou estreito. Adicionalmente, o artefato também poderia produzir ilusões, com, por exemplo, Sam visto como uma “figura encapuzada” por um Orc.

Já em Sammath Naur, o poder do Um Anel era tão grande que o usuário que quisesse fazer mal ao artefato simplesmente não conseguiria, como visto com Frodo e sua dificuldade de soltar o Um Anel nas lavas da Montanha da Perdição.

Em sua essência, o poder do Um Anel seria de controlar os outros Anéis de Poder e seus usuários. No entanto, apenas Sauron conseguiria usar todos seus poderes de forma absoluta, já que é seu criador. Gandalf diz que caso o Um Anel encontrasse alguém com poderes ainda maiores que seu criador, o artefato iria “abandonar” seu mestre.

Por História de Bárbara Castro em MSN

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Cidades do ES recebem novo alerta amarelo para chuva; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial de chuvas intensas, indicado na cor amarela, para 71 cidades do Espírito Santo. O...

Acidente no centro deixa uma pessoa ferida em Barra de São Francisco

Foi registrado no incio desta quarta-feira (09) um acidente envolvendo um veículo e uma motocicleta no centro de Barra de São Francisco.Era um pouco...

“Cabelo maluco”: penteados divertidos voltam a viralizar; veja fotos

 Dia das Crianças está chegando e, para celebrar a data, diversas escolas estão organizando brincadeiras divertidas que prometem alegrar a garotada. Uma das atividades que...

Senado aprova Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central

O Senado aprovou nessa terça-feira (8) a indicação do economista Gabriel Galípolo para ser presidente do Banco Central do Brasil entre 2025 e 2028....

Lula sanciona lei para ampliar produção de combustíveis sustentáveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nessa terça-feira (8), a Lei Combustível do Futuro, que incentiva a produção e uso de combustíveis...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação