26.8 C
Barra de São Francisco
90

Número de incêndios em 2024 no ES já supera todo o ano passado

Date:

Compartilhe:

Os incêndios em vegetações do Espírito Santo este ano são tão severos que, em nove meses, já superaram o número total de incêndios contabilizados durante os 12 meses de 2023.

De janeiro até o dia 15 de setembro, foram 2.851 incêndios, enquanto durante todo o ano passado foram 2.765. Os dados são do monitoramento da Gerência de Estatística Operacional, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

O período crítico começou em julho, quando as queimadas aumentaram de forma aguda. De julho até setembro deste ano, os incêndios aumentaram 175% em relação aos mesmos três meses de 2023.

Incêndios no ES
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Para se ter uma ideia, julho, até o momento, foi o mês que mais contabilizou: 688 atendimentos de incêndios em vegetação. Julho de 2023 foi bem diferente: 267 casos.

Somando os três últimos meses, são 1.758 incêndios, contra 640 no mesmo período em 2023, um aumento de 175%.

Incêndios no ES
Foto: Divulgação/Sesp

Já foram registrados incêndios em Guarapari, Itapemirim (monumento do Frade e Freira), Linhares, Colatina, Pancas e o mais recente, nas proximidades do Mestre Álvaro, na Serra.

O cenário das queimadas se agrava com a situação de estiagem no Espírito Santo, com 71 dos 78 municípios capixabas em estado crítico, de acordo com o Governo do Estado.

Incêndios no ES
Foto: reprodução de video

Para intensificar o combate às chamas, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai contratar 72 brigadistas temporários para atuarem em unidades de conservação.

Além disso, um novo sistema de monitoramento de queimadas em tempo real será implementado no Estado, que permitirá emissão de alertas de desmatamento ilegal.

“O Iema segue no trabalho de preservar nossa biodiversidade. Estamos vivendo um período seco e de intenso calor, onde qualquer faísca pode se transformar em tragédia. É essencial que todos nós façamos nossa parte e evitemos qualquer tipo de queimada. Não é só uma floresta que queima, é o nosso futuro”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada.

Por Carol Poleze em Folha Vitória

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Prefeitura de Barra de São Francisco adquire 55 novos contêineres móveis de lixo

Com a finalidade de melhorar as condições da limpeza pública e da infraestrutura urbana, a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da...

Escritura na mão | Prefeitura entrega títulos de regularização fundiária em dezembro

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, entrega no próximo dia 4 de dezembro...

Biografia autorizada de Enivaldo dos Anjos é lançada na presença de amigos e autoridades políticas

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), reeleito em Barra de São Francisco, lançou oficialmente nessa quarta-feira (13), na Câmara Municipal a sua biografia autorizada...

Ifes Campus Barra de São Francisco Aprova Três Novos Cursos Técnicos para 2025

O Ifes Campus Barra de São Francisco acaba de aprovar três novos cursos técnicos que representam uma grande conquista para a comunidade local e...

Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco promove multivacinação para atualização da caderneta infantil

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 4 de novembro a Campanha de Multivacinação voltada...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação