O município de Barra de São Francisco, localizado no noroeste do Espírito Santo, alcançou o 2º lugar no ranking do Índice de Confiança Empresarial (ICEE), na categoria de empreendedorismo. Os dados revelam um crescimento impressionante de 200% na área, colocando a cidade à frente de Colatina, outro município da mesma região.
O Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae, tem como objetivo auxiliar gestores públicos a direcionar, acelerar e sustentar o desenvolvimento socioeconômico de seus municípios.
Os pequenos negócios, fundamentais para a economia local, têm um potencial que pode ser ainda mais valorizado. “Implantamos a Sala do Empreendedor em nosso município para desburocratizar a abertura de novas empresas e incentivar novos empreendimentos. Estamos nos organizando e criando planos de desenvolvimento econômico, ajustando nossos objetivos à medida que avançamos”, afirmou Guilherme Fernandes, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra de São Francisco.
Na foto: A Sala do Empreendedor uma parte visível do Programa Cidade Empreendedora, que foi implantado pelo município francisquense em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).
O topo do ranking ficou com o município de Muniz Freire, na região sul do Estado, que apresentou um crescimento de 223%. “O ICEE é o principal indicador do programa no Espírito Santo e, após três anos, mostra uma evolução significativa em todos os municípios. Houve um aumento de 77,5% no índice, o que reflete um ambiente mais favorável para micro e pequenas empresas, além de uma maior capacidade das prefeituras em estimular o empreendedorismo em suas cidades”, destacou Juliana Castro, gestora do Cidade Empreendedora no Sebrae/ES.
O programa, iniciado em 2021, tinha uma pontuação média de 4 pontos no ICEE. Este ano, a média subiu para 7, numa escala de 0 a 10.
“O nosso objetivo com o Cidade Empreendedora é criar condições que induzam o desenvolvimento dos municípios a partir dos pequenos negócios. Queremos implementar políticas públicas e ferramentas que incentivem o empreendedorismo, reconhecido como a força motriz da economia”, afirmou Pedro Rigo, Superintendente do Sebrae-ES.
O que é o ICEE?
O ICEE baseia-se em cinco competências que o poder público municipal foi incentivado a desenvolver ao longo do programa:
Governança para estímulo ao empreendedorismo;
Programas e projetos de apoio ao empreendedorismo;
Regulamentações e legislação que melhorem o ambiente de negócios;
Processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo;
Recursos e infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor.
O Programa Cidade Empreendedora está presente em todos os municípios capixabas, e o Espírito Santo se tornou o primeiro estado brasileiro a alcançar esse marco, graças à sólida parceria entre o Sebrae, o Governo do Estado e as prefeituras municipais. Esse feito coloca o Estado como referência nacional no aperfeiçoamento da gestão pública municipal.
Por Ricardo Madureira em Sentinela Capixaba
Fotos: Sentinela Capixaba