A partir desta segunda-feira, 25 de novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o 13º salário para os beneficiários que começaram a receber seus benefícios a partir de junho deste ano. O pagamento será feito junto com o benefício mensal, com as datas variando conforme o número final do benefício, e deverá ser concluído até o dia 6 de dezembro.
Para os aposentados, pensionistas e outros segurados que começaram a receber os benefícios antes de junho, o 13º já foi antecipado nos meses de abril e maio.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O 13º salário é destinado a:
- Aposentados e pensionistas.
- Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão, de forma proporcional ao tempo em que receberam o benefício.
- Pessoas que receberam o salário-maternidade, também de forma proporcional, que será pago junto à última parcela do benefício.
Calendário de pagamento do 13º salário do INSS 2024
Para beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.412):
- Final do nº de benefício 1: pagamento em 25 de novembro
- Final do nº de benefício 2: pagamento em 26 de novembro
- Final do nº de benefício 3: pagamento em 27 de novembro
- Final do nº de benefício 4: pagamento em 28 de novembro
- Final do nº de benefício 5: pagamento em 29 de novembro
- Final do nº de benefício 6: pagamento em 2 de dezembro
- Final do nº de benefício 7: pagamento em 3 de dezembro
- Final do nº de benefício 8: pagamento em 4 de dezembro
- Final do nº de benefício 9: pagamento em 5 de dezembro
- Final do nº de benefício 0: pagamento em 6 de dezembro
Para beneficiários que ganham acima de um salário mínimo:
- Finais do nº de benefício 1 e 6: pagamento em 2 de dezembro
- Finais do nº de benefício 2 e 7: pagamento em 3 de dezembro
- Finais do nº de benefício 3 e 8: pagamento em 4 de dezembro
- Finais do nº de benefício 4 e 9: pagamento em 5 de dezembro
- Finais do nº de benefício 5 e 0: pagamento em 6 de dezembro
Exceções para o Rio Grande do Sul
Os beneficiários do INSS no Rio Grande do Sul receberão o 13º salário no primeiro dia do calendário, enquanto perdurar o estado de calamidade pública na região.
Detalhes importantes sobre o 13º do INSS
O 13º salário será pago aos aposentados, pensionistas e beneficiários de benefícios temporários, como o auxílio por incapacidade temporária e o auxílio-reclusão. Nos casos de benefícios temporários, o valor do 13º será proporcional ao tempo de recebimento.
As pessoas que receberam salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, mas ele será pago junto à última parcela do benefício, e não junto ao pagamento dos demais beneficiários. Vale ressaltar que quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ao idoso ou à pessoa com deficiência não tem direito ao 13º salário.
O valor do 13º salário será acrescido de desconto do Imposto de Renda, caso o beneficiário esteja sujeito ao pagamento do tributo.
Como consultar o pagamento
Os beneficiários podem consultar o número do cartão de pagamento e os extratos de seus benefícios por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, acessando o serviço “Extrato de Pagamento”. Também é possível obter essas informações ligando para a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.