Espírito Santo Gera 551 Novos Empregos Formais em Janeiro e Acumula 909.955 Contratações: O Espírito Santo fechou o mês de janeiro com saldo positivo de 551 novos empregos formais, atingindo 909.955 vagas com carteira assinada. Esse número representa um crescimento de 3,7% em relação a janeiro de 2024, consolidando o estado como referência em geração de empregos.
Os setores de indústria e construção civil foram os destaques, com saldo positivo de 1.594 e 579 vagas, respectivamente. No entanto, o comércio (-1.559), a agropecuária (-33) e os serviços (-30) apresentaram quedas, reflexo de ajustes sazonais após o período de alta nas vendas de fim de ano.
Análise Econômica
Segundo a coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, a recuperação no número de vagas na indústria e construção civil reflete os investimentos no setor e a retomada de contratações após os desligamentos de dezembro. Ela destacou que esse movimento gera um efeito multiplicador, beneficiando o comércio e serviços ao impulsionar o consumo e ampliar a demanda por serviços especializados como transporte, tecnologia e manutenção.

Por outro lado, Ana Carolina pontuou que a redução no setor de serviços está atrelada à informalidade no estado, que atingiu 38,6% em 2024. Apesar do crescimento de 2,7% no número de empregos formais no setor privado, houve aumento de 16,4% na contratação sem carteira assinada e 5,3% na quantidade de autônomos, demonstrando uma migração significativa para o mercado informal.
Desafios do Mercado de Trabalho
A gerente-geral do Sincades, Ivete Paganini, reforçou que a redução nas contratações no atacado e distribuição no início do ano é um padrão histórico. Contudo, ela alerta para os desafios das empresas em atrair e reter talentos, especialmente jovens que buscam maior flexibilidade e autonomia.
“Faltam profissionais qualificados para funções específicas, como gestão fiscal, importação e operação de centros de distribuição. As empresas precisam inovar em políticas de benefícios e criar ambientes mais alinhados às expectativas dos trabalhadores”, afirmou Ivete.
Destaques Municipais

Entre os municípios, Aracruz liderou a geração de empregos, com 1.291 novas vagas, sendo 1.143 na indústria, reforçando sua importância como polo industrial no Espírito Santo. Outros destaques foram Linhares (256), Serra (159), Vila Velha (152) e João Neiva (107), que contribuíram para a descentralização dos empregos da Grande Vitória.
Sistema Fecomércio-ES
A pesquisa, realizada pelo Connect Fecomércio-ES, utilizou dados do Caged e pode ser acessada no Portal do Comércio-ES. A Fecomércio-ES representa mais de 374 mil empresas responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado, com atuação em todos os municípios capixabas.
A entidade continua seu trabalho em prol do desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo, fortalecendo parcerias com instituições como Faesa, Senac-ES e Fapes, por meio de iniciativas como o projeto Connect.
Participe do nosso grupo exclusivo: Clique aqui para entrar
Confira também: