Com 41,82% das intenções de voto, Gentil (Republicanos), lidera a corrida eleitoral juntamente com seu vice Marcelo do Lico, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas IPOPES. A pesquisa foi conduzida entre os dias 14 a 18 de agosto e registrada junto ao TSE sob o número MG-00944/2024.
Detalhes da Pesquisa
O levantamento abrangeu 708 eleitores, distribuídos entre a zona urbana e a zona rural do município.
Os resultados da pesquisa Estimulada são os seguintes:
– Gentil (Republicanos): 44,072%
– Rony do União (PSD): 21,75%
– Gilberto (PL): 6,64%
Além disso, 2,82% dos entrevistados indicaram que votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 24,57% ainda estão indecisos.
Análise dos Resultados.
A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Contratada pela empresa Salles Vieira Mineração LTDA, a pesquisa foi coordenada pelo estatístico Márcio B. da Costa.
A liderança de Gentil e Marcelo é significativa, considerando que ele foi o segundo colocado em 2020 com uma votação expressiva. A atual vantagem de aproximadamente 22 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Rony do União, sugere uma campanha consolidada e bem-sucedida até o momento. A quantidade de indecisos, que soma 24,57%, pode ainda influenciar o resultado final, mas a tendência indica uma vantagem considerável para Gentil.
Considerações Finais
A pesquisa Ipopes destaca uma eleição que, aparentemente, está se encaminhando para uma decisão favorável ao candidado do Republicanos.
No entanto, com uma parcela ainda expressiva de eleitores indecisos, o cenário pode sofrer alterações até o dia da votação.
A expectativa agora recai sobre como as campanhas irão direcionar seus esforços para conquistar os votos restantes e garantir a vitória.
Com informações em Gazeta do Norte