A atriz Gabriela Duarte terminou de escrever sua biografia, intitulada provisoriamente como Identidade. A artista divulgou um trecho do texto, no qual revela o baque de ver seus momentos com a mãe expostos na abertura de Por Amor (1997). Segundo o relato, Regina Duarte também tomou um susto ao ver a decisão artística da equipe da novela. “Que absurdo!”, proferiu ela, num primeiro momento.
A veterana havia enviado as fotos à pedido da produção, mas não sabia que elas seriam usadas na abertura. Ela ficou tão espantada que ligou para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pedindo explicações. Diante da posição do diretor, ela enfim relaxou e permitiu que a abertura continuasse da forma que havia sido exibida.
As duas só tiveram contato com o resultado junto ao público, na exibição do primeiro capítulo da novela das oito. “Quando começaram os primeiros acordes da música Falando de Amor, na versão do Quarteto em Cy e MPB 4, veio o choque: nossas fotos pessoais, todos aqueles registros de uma vida entre mãe e filha, ali, para o Brasil todo ver, todas as noites”, começou a narrar Gabriela, no relato para o livro, divulgado pela coluna Play, do jornal O Globo.
“Assistimos a abertura em silêncio, as duas absolutamente perplexas. ‘O que é isso?’, perguntei. E ela disse: ‘Não sei, enviei as fotos, mas não imaginava que seriam para a abertura da novela'”, continuou a atriz.
Ela, então, acrescentou a reação da mãe. “Aquilo era enorme e ia muito além de fazermos mãe e filha na ficção. Ainda assimilávamos tudo, quando minha mãe resolveu ligar para o Boni, em um misto de emocionada e sem saber muito o que dizer. ‘O que é isso, Boni? Que absurdo… Não é muita exposição?'”, descreveu.
“E ele: ‘Não, essa novela é uma história de mãe e filha, ou seja, essa novela são vocês’. Boni disse que não contou o que fariam com as fotos porque queria que fosse uma surpresa para nós. E que surpresa. De cara, nossa intimidade já à mostra, sem as personagens na frente. Ficou lindo e ficou claro que muitas fronteiras teriam que ser ultrapassadas para este trabalho ser realizado”, completou a artista, longe das novelas desde 2018.
Por Amor contava a história de uma mãe, Helena (Regina Duarte), que abre mão do próprio filho para fazer a alegria da outra filha, Eduarda (Gabriela Duarte). As duas ficam grávidas ao mesmo tempo e dão à luz no mesmo dia, mas o filho de Eduarda nasce morto, enquanto o de Helena chega ao mundo vivo. A matriarca, então, implora para o médico trocar os bebês.
A biografia de Gabriela, escrita em parceria com a autora Brunna Condini, será lançada ainda neste ano. O projeto ainda deve ser submetido ao crivo de editores e revisores.
Por Notícias da TV em MSN