Filha de Neymar surpreende ao ‘engatinhar’ aos 3 meses; Especialistas esclarecem a façanha
Mavie, filha de Bruna Biancardi e Neymar, chama atenção ao mostrar reflexo primitivo de marcha em vídeo compartilhado pela mãe influenciadora.
Data: 4 de janeiro de 2024, 15h42 (Atualizado às 16h38)
—
Na última quarta-feira (3), a influenciadora Bruna Biancardi, ex-namorada do jogador Neymar, encantou os seguidores ao compartilhar um vídeo adorável de sua filha Mavie tentando “engatinhar”. O que chamou ainda mais a atenção foi o fato de a bebê ter apenas 3 meses de vida, idade em que, normalmente, os pequenos começam a explorar o mundo de outras maneiras.
O gesto precocemente observado em Mavie gerou curiosidade sobre a possibilidade de um bebê engatinhar tão cedo. Segundo especialistas, o padrão de desenvolvimento motor infantil indica que a maioria das crianças começa a engatinhar por volta dos sete meses de idade, podendo se estender até o décimo mês. O ato de ficar de pé surge por volta dos 11 meses, e o caminhar, em média, inicia-se até um ano e meio.
A pediatra e neonatologista Bárbara Abrahão Ferraz esclarece que, ao observar as imagens, Mavie não estava, na verdade, engatinhando, mas sim exibindo um reflexo primitivo de marcha ao empurrar o corpo, incluindo um travesseiro, com as pernas. “Esse é um reflexo primitivo da marcha, que testamos em recém-nascidos já no primeiro exame clínico”, explica a médica, destacando a diferença entre este movimento e o ato complexo de engatinhar, que requer coordenação entre pernas e braços.
A ordem craniocaudal no desenvolvimento motor dos bebês, conforme explica Bárbara, inicia-se com o fortalecimento do pescoço, seguido pelos músculos do tronco e, posteriormente, pelos músculos das pernas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria desencoraja o uso de andadores, ressaltando os riscos de quedas e traumas no crânio associados ao brinquedo. A médica alerta que fatores como alterações no tônus muscular ou patologias subjacentes podem prejudicar o desenvolvimento motor do bebê.
Para incentivar o engatinhar, a pediatra Tatiana Cicerelli Marchini sugere atividades que promovem o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e socioemocional do bebê. Algumas delas incluem o “tummy time” para fortalecer os músculos do pescoço e das costas, brincadeiras com objetos coloridos, música, leitura, brinquedos texturizados, interação social, jogos de espelho, estimulação auditiva e passeios ao ar livre.
Lembre-se de ajustar as atividades de acordo com a idade e preferências do bebê, respeitando sempre seus sinais de conforto e desconforto.