21.4 C
Barra de São Francisco
90

Espaço Integrar realiza Segundo Piquenique Sensorial em comemoração ao dia das crianças

Date:

Compartilhe:

Em comemoração à semana do dia das crianças, a equipe do Centro de Atendimento à Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Espaço Integrar, realizou na tarde desta sexta-feira, 11 de outubro, o “2º Piquenique Sensorial Divertidamente do Espaço Integrar”.

Com o apoio das mães das crianças, de empresários da cidade e da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do Espaço Integrar promoveu uma linda festa dedicada as crianças e suas famílias. Foram disponibilizadas várias atividades, que assim como no filme ‘Divertidamente’, que nomeia o tema do piquenique, estimulam os sentidos das crianças com o TEA a se interessar e se divertir com os brinquedos preparados pela equipe do local.

Durante o piquenique foram servidos deliciosos lanches, guloseimas e bebidas com muita fartura. O evento contou com a apresentação de um mágico e dois palhaços que divertiram e encantaram as crianças e no final todas elas receberam presentes com o carinho da equipe do Espaço Integrar.

O evento contou com a presença dos subsecretários de Saúde do Município, Douglas de Paula Vital e Thayna Prudente Faria.

Segundo a Coordenadora do Espaço Integrar, Jamile Justino, as atividades do dia começaram ainda cedo. Pela manhã o médico psiquiatra do espaço atendeu 50 crianças e às 14 horas da tarde tudo já estava pronto para receber as crianças e suas famílias. Ela falou da escolha do tema da festa deste ano. “É um tema que nós e as psicólogas já estávamos trabalhando durante o ano, que são as emoções: tristeza, raiva, angústia, medo, dentre outras. Então nós decidimos trabalhar com este tema, junto com as demais terapias trabalhadas durante a semana, porque as crianças gostam de falar sobre as emoções”, destacou a coordenadora. Jamile também agradeceu a todos os colaboradores setor público e privado, além das famílias das crianças atendidas no local e a toda a equipe do Espaço Integrar, que ajudaram para que o piquenique sensorial do dia das crianças fosse realizado.

O subsecretário de Saúde Douglas de Paula Vital, destacou a importância da ajuda recebida do setor privado para a realização de eventos como esse, além do suporte que a Secretaria Municipal de Saúde fornece ao Espaço Integrar para o funcionamento do local. Ele também agradeceu todas as ajudas recebidas. “A Secretaria de Saúde tem um papel importante no apoio, quanto as necessidades aqui do espaço. A gente sempre dá suporte a Jamile, que é a coordenadora e tudo que é feito e fornecido aqui, que nós pudermos ajudar, nós fazemos todo o esforço para estar ajudando. Muitas atividades realizadas aqui também contam com a ajuda da comunidade e dos comerciantes locais, que ajudam e cooperam para que tudo dê certo, principalmente nesta época do ano, dia das crianças. Então nós temos que agradecer muito a todos que ajudam, desde os comerciantes, passando pelos amigos do espaço e a famílias das crianças”, agradeceu Vital.

A subsecretária e coordenadora da Atenção Primária a Saúde, Thayna Prudente Faria, destacou a importância de eventos como esse para a desconstrução da cultura que discriminam as crianças autistas como pessoas diferentes das demais. “Essa programação do dia das crianças, ela vem para quebrar a cultura de que a criança autista é mais fechada e solitária. Por isso esses eventos as ajudam, a serem agregadas a sociedade para que elas tenham a oportunidade de brincar, participar, desconstruir e ficarem mais abertas aos atendimentos, mantendo sempre o vínculo conosco da saúde e nós ficamos muito felizes com isso”, afirmou Faria. Ela também destacou a importância do Setor de Atenção Primária à Saúde nos primeiros diagnósticos ainda nas unidades de saúde, que posteriormente encaminham a criança e sua família para o acompanhamento do Espaço Integrar.

Atualmente mais de 400 crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, estão cadastradas e são atendidas pelo Espaço Integrar, que possui atendimento multiprofissional na área de saúde, como psicologia, psiquiatria, clínica geral, nutricionista e assistência social.

Os pais com um ou mais filhos com o quadro de classificação diagnosticado com o Cid fechado F.84, ou seja, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quiserem ter seus filhos acompanhados pelo “Espaço Integrar,” podem procurar a clínica, sede do projeto, localizada na rua Tito Waldemar Vieira, 360, no bairro Bambé, próximo a garagem de veículos pesados da prefeitura, em Barra de São Francisco.  O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Com informações e fotos da Secom/PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Força Tática e K9 realizam apreensões de drogas e munições em Barra de São Francisco

Na tarde dessa quarta-feira (16), duas operações distintas em Barra de São Francisco, conduzidas pela Força Tática, Patrulha K9 e equipes de apoio, resultaram...

Prefeitura de Barra de São Francisco constrói bueiros nos Córregos Miracema e Itá e registra a marca de 236 construções

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (Semte), construiu mais dois bueiros no município. O...

Prefeitura de Barra de São Francisco promove Palestra sobre o Outubro Rosa para mulheres do bairro Vila Landinha

A Prefeitura de Barra de São Francisco promoveu, por meio da Secretaria de Saúde e sob a coordenação da Unidade de Saúde Elita Coimbra,...

Polícia Federal deflagra operação em Ecoporanga

Na manhã desta quarta-feira (16), em ação conjunta entre a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal no Espírito Santo, foi...

Volta do horário de verão em 2024 é descartada pelo governo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, nesta quarta-feira (16), que o governo federal não irá retomar o horário de verão em...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação