Em alusão à comemoração do Dia da Independência do Brasil, escolas municipais de dois bairros de Barra de São Francisco promoveram desfiles cívicos escolares na manhã desta quinta-feira (5). Alunos da Escola Municipal Luciene Matos Ferreira desfilaram em Vila Luciene e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Elizabeth Trzoseki da Silva e do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Katherine Zanet desfilaram em Vila Paulista.
Munidos de cartazes e faixas temáticas e caracterizados com os temas escolhidos, estudantes das escolas, dos dois bairros, marcharam pelas ruas de suas comunidades, levando a mensagem da importância do dever cívico, de comemorar e manter a liberdade do Brasil, conquistada no dia 7 de setembro de 1822, que agora valoriza temas atuais.
Com o tema “Nossa Terra, Nossa Riqueza”, a escola de Vila Luciene abordou assuntos como a valorização da educação, o respeito aos povos indígenas, a promoção da cultura capixaba e do esporte como formadores de cidadãos conscientes da sua importância no estado e no Brasil.
Iniciado às 8 horas da manhã, com a proclamação dos hinos nacional, estadual, municipal e da independência, os alunos das duas escolas e do centro de educação infantil nos dois bairros cantaram e logo em seguida marcharam pelas ruas aos olhos atentos dos pais e populares que acompanharam o desfile, encerrando as atividades da semana da independência.
O tema do desfile da escola Elizabeth Trzoseki da Silva que desfilou em conjunto com alunos do 1º e 2º período do CMEI Katherine Zanet, foi sobre a “Diversidade Cultural do Brasil” e também abordou a cultura da terra espírito santense dentro do Brasil, a importância da preservação dos povos indígenas e o papel da educação e do esporte como formadores de jovens e adultos conscientes de sua importância na sociedade.
A Polícia Militar acompanhou os dois desfiles abrindo passagem pelas ruas e seguindo a frente dos pelotões de estudantes. Ambas as escolas atendem alunos do 1º ao 5º ano.
Sobre a Independência do Brasil
A Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822, pelo então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara.
Esta ocasião também é chamada de “Grito de Independência”, pois, segundo a tradição, Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase “independência ou morte” à guarda que o acompanhava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.
No dia 1º de dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi coroado imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I, posto que ocupou até o ano de 1831.
Com a independência do Brasil, o país se tornou livre da colonização de Portugal, criando suas próprias leis e constituição. A partir daí, a liberdade garantia que o Brasil não mais precisaria pagar impostos e tributos do que era produzido no país a Portugal e nem teria mais que enviar suas riquezas extraídas de terras brasileiras a ele, porque a partir desta data, o Brasil se tornou independente como estado para o resto do mundo.
Com informações e fotos de SECOM/PMBSF