20.9 C
Barra de São Francisco
90

Escola municipal francisquense ganha destaque em jornal do estado por nota do Ideb

Date:

Compartilhe:

Escola Municipal Wilson Ferreira, localizada no distrito de Santo Antônio, em Barra de São Francisco, se destacou ao conquistar o terceiro lugar no estado do Espírito Santo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental II.

A conquista foi celebrada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos nas redes sociais, após uma matéria na A Tribuna. “Olha que notícia boa que saiu na Tribuna de ontem. A Escola Municipal de Barra de São Francisco, Wilson Ferreira, em 3° lugar no Estado, no Ensino Fundamental. Nossos parabéns à direção e todo corpo de ensino da escola, como também a Secretaria Municipal. Abraços”, escreveu ele.

O Ideb, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um indicador nacional que mede a qualidade do aprendizado nas escolas e define metas para melhorar a educação. Os resultados são baseados na taxa de rendimento escolar e nas médias de desempenho dos alunos em exames aplicados pelo Inep, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

No último Ideb, referente ao ano de 2023, a Escola Municipal Wilson Ferreira alcançou a nota de 6,9, uma melhora significativa em relação aos anos anteriores.

Diretora da Escola Municipal Wilson Ferreira, Joana Montovanelli. (Foto: Reprodução Rede Sociais)

“Aqui trabalhamos com monitoramento de alunos, verificamos aprendizagem e resultados através de simulados. Os alunos que não alcançaram, por não terem aprendido os conteúdos ministrados quinzenalmente, foram fortalecidos com reforço escolar no contraturno. A Semed tem oferecido um material didático aos alunos (‘Giro pela Aprendizagem’), em 2023, que ajudou a consolidar a aprendizagem”, disse a diretora da escola, Joana Montovanelli.

Ela disse acreditar que o ambiente educativo, a prática pedagógica da escola, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita, a gestão escolar democrática e a formação e as condições de trabalho dos professores foram primordiais para que a escola obtivesse esse resultado.

“Gostaria de agradecer às famílias que depositam sua confiança nesta escola, aos alunos que sempre buscaram compreender a importância do papel da escola em sua formação; à Secretaria de Educação; aos professores, que não mediram esforços para que a turma conseguisse um resultado que colocou a escola entre as seis com melhor desempenho entre as escolas estaduais e municipais, sendo a primeira no município no ensino fundamental II”, observou.

Outra ênfase foi ao suporte dado pela Prefeitura. “A prefeitura acredita e proporciona meios para que esta escola possa oferecer uma educação de qualidade aos seus educandos, com merenda de qualidade, reformas no prédio da escola, materiais didáticos e pedagógicos. Por fim, agradecemos a Deus, que tem dado a essa escola reconhecimento pelo trabalho que realizamos nela”, também explicou e agradeceu a diretora da Escola Municipal Wilson Ferreira, localizada na sede do distrito de Santo Antônio, zona rural de Barra de São Franciscoi.

O prefeito Enivaldo parabenizou a direção e toda a equipe da Escola Municipal Wilson Ferreira, assim como a Secretaria Municipal de Educação, pela conquista. “Essa é uma notícia excelente para Barra de São Francisco. O terceiro lugar no Estado é um reconhecimento do esforço e dedicação de todos envolvidos na educação municipal”, afirmou o prefeito.

Além da Escola Wilson Ferreira, outras escolas do município também tiveram bons resultados no Ideb, contribuindo para que Barra de São Francisco ficasse entre os dez primeiros municípios do Espírito Santo no ranking geral do Ideb. Essas conquistas refletem o compromisso do município com a melhoria contínua da qualidade da educação.

Secretária Municipal de Educação de Barra de São Francisco, Delma Ker. (Foto: Waschgtongrei Rodes/SECOM-PMBSF)

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, as conquistas desses resultados são fruto de um grande investimento na qualidade do ensino da rede municipal ao longo dos últimos anos.

“Nós temos aqui um trabalho muito forte, desde 2017, que é o Programa Educação em Movimento, que prepara o aluno para avaliações em grande escala, tanto para o Governo Estadual quanto para o Governo Federal. Só Barra de São Francisco tem esse programa, de preparação e avaliação interna que é feita em toda a rede, todos os anos, e no final do ano realizamos uma noite de premiação e honra aos alunos que apresentaram melhores resultados”, disse a secretária.

Delmar Ker salientou ainda a importância dos profissionais de Educação: “Nós estamos muito gratos aos nossos diretores, aos professores, ao apoio da gestão, que sempre fortalece a educação municipal, aos pais que confiam seus filhos a nós e a toda a equipe que trabalha a favor desse aprendizado, desde quem prepara a alimentação escolar, o monitor, a pessoa que limpa a sala e, principalmente, o professor que está no dia a dia na sala de aula. Então, nós estamos em festa e em gratidão a Deus pelo trabalho. Estamos fechando um ciclo de gestão, e isso é muito positivo para nós”.

Por Tribuna Norte Leste

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Endrick, ex-Palmeiras, entra para o time dos casados

Em seu segundo mês como jogador do Real Madrid, o atacante Endrick, de 18 anos, se casou com a modelo Gabriely Miranda. O casal de...

Ponte ecológica é construída em Paulista/Barra de São Francisco, agora são 121, além de 229 bueiros e 26 muros

A prefeitura de Barra de São Francisco construiu, por meio da secretaria de Transportes e Estradas, mais uma ponte ecológica, na localidade do Córrego...

Capixaba é campeã brasileira e mira o recorde no arremesso de peso

Com apenas 16 anos, Edimara Alves de Jesus já tem seu nome na história do atletismo capixaba. Ela, que já está entre as melhores do País...

PCES e Ipem-ES apreendem 45 mil itens irregulares e prendem duas pessoas no Centro de Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com o Instituto de Pesos...

Central de Teleflagrante comemora três anos de funcionamento com mais de 102 mil procedimentos realizados

A Central de Teleflagrante da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) completou, na última sexta-feira (13), três anos de operação, consolidando-se como um importante...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação