28.8 C
Barra de São Francisco
90

ES decreta estado de atenção por causa da ameaça de seca e falta de água

Date:

Compartilhe:

O calor extremo e a falta de chuva podem alterar a rotina do capixaba. O Espírito Santo decretou, nesta quarta-feira (22), Estado de Atenção sobre a ameaça de seca no estado. A informação foi confirmada nesta terça (21) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Com isso, o abastecimento de água em 53 cidades pode ficar comprometido.

O documento foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. A resolução tem recomendações para as companhias públicas e privadas de saneamento e serviços autônomos municipais de água e esgoto, prefeituras municipais, indústrias, agricultura e órgãos licenciadores. Além de orientações, medidas e dicas para enfrentar o período.

O governo do Estado deve liderar um movimento para que órgãos oficiais e prefeituras adotem medidas para amenizar os efeitos da estiagem.

A Agerh, na resolução, orienta que as prefeituras proíbam e punam atividades que desperdiçem água, como lavar vidraças, carros, calçadas, pisos e muros com o uso de mangueiras e regar gramados e jardins, entre outras.

Rios que abastecem cidades com baixa vazão

O forte calor e a falta de chuva também ligaram o alerta sobre a vazão dos rios que abastecem a Grande Vitória: o Jucu e o Santa Maria.

Os dois mananciais, em menos de um mês, tiveram quedas expressivas de suas quantidades de litros por segundo e se aproximam do índice considerado crítico.

Rio Jucu no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (16) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a vazão atual do Rio Jucu é de 8.060 litros/segundo, sendo que a considerada crítica é de 6.260,04 litros/segundo. No início do mês, estava próxima de 25 mil litros/segundo.

O Santa Maria da Vitória, por sua vez, tem quantidade atual de vazão de 4.300,78 litros/segundo: a crítica é de 2.895,30 litros/segundo. No início do mês, essa vazão era superior a 15 mil litros/segundo.

Falta d’água na maioria das cidades

Na última quarta-feira (15), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) alertou que a onda de calor pode afetar o abastecimento de água em 53 cidades do estado, ou seja, todos os municípios atendidos pela Cesan.

Por causa do calor excessivo, segundo a companhia, os mananciais onde a Cesan capta água para abastecer a população sofreram uma queda acentuada.

“A Cesan esclarece que todo o sistema está operando com sua capacidade total de produção de água. A escassez de chuva e o alto calor, associado ao baixo nível dos mananciais fez com que a Companhia emitisse um alerta preventivo, na última semana, sobre a necessidade do uso racional da água”, diz a empresa em nota.

Entre as cidades que podem ser afetadas, estão a capital do Espírito Santo, Vitória, e os outros municípios da Região Metropolitana (veja abaixo a lista completa das 53 cidades).

Na época, alguns moradores receberam o aviso por mensagem de texto. O comunicado também foi publicado no site da Cesan.

Comunicado Cesan — Foto: Reprodução

“Pedimos à população que economize água e pratique o reúso. O alerta vale para todos os 53 municípios atendidos pela Companhia. Em casos emergenciais o abastecimento está sendo complementado com caminhões-pipa”, avisou a companhia no comunicado.

Veja lista de cidades atendidas pela Cesan e que podem ficar com abastecimento comprometido:

Afonso Cláudio

Água Doce do Norte

Águia Branca

Alto Rio Novo

Anchieta

Apiacá

Aracruz

Atílio Vivacqua

Barra de São Francisco

Boa Esperança

Bom Jesus do Norte

Brejetuba

Cariacica

Castelo

Conceição da Barra

Conceição do Castelo

Divino São Lourenço

Domingos Martins

Dores do Rio Preto

Ecoporanga

Fundão

Guarapari

Ibatiba

Irupi

Iúna

Laranja da Terra

Mantenópolis

Marechal Floriano

Montanha

Mucurici

Muniz Freire

Muqui

Nova Venécia

Pancas

Pedro Canário

Pinheiros

Piúma

Ponto Belo

Presidente Kennedy

Rio Novo do Sul

Santa Leopoldina

Santa Maria de Jetibá

Santa Teresa

São Gabriel da Palha

São José do Calçado

São Roque do Canaã

Serra

Venda Nova do Imigrante

Viana

Vila Pavão

Vila Valério

Vila Velha

Vitória

Quem tiver problema com abastecimento de água no Espírito Santo pode entrar em contato com a Cesan pelos telefones 115, 08000952305 (exclusivo para Aracruz) ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115.

Com informações de G1 ES

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

BandNews FM ES encerra suas atividades no Espírito Santo

A rádio BandNews FM Espírito Santo encerrou suas atividades no estado nessa terça-feira (21). A notícia foi anunciada na noite dessa quinta-feira (23) pela...

Ainda Estou Aqui recebe 3 indicações ao Oscar 2025

Fernanda Torres é indicada a Melhor Atriz e Emilia Pérez lidera a lista com 13 nomeações ao Oscar. Confira os indicados no final da...

Motorista envolvido em acidente com 39 mortes é preso em Barra de São Francisco; exame concluiu uso de cocaína e ecstasy

O motorista da carreta envolvida no trágico acidente que matou 39 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), no dia 21 de dezembro de...

Procon Municipal de Barra de São Francisco recupera quase R$ 8.000 reais em caso envolvendo golpe do Pix

O Procon de Barra de São Francisco – ES alcançou uma vitória importante ao assegurar o estorno de quase R$ 8.000,00 em um caso...

Secretaria de Transportes e Estradas recupera ponte no Córrego Itaúnas após fortes chuvas

A Secretaria de Transportes e Estradas de Barra de São Francisco concluiu recentemente a recuperação da cabeceira da ponte de madeira no Córrego Itaúnas,...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação