Os secretários municipais de Direitos Humanos e Administração, Maurício Viera Santos Marins e Rhaone Teixeira, anunciaram na manhã desta terça-feira, 18, a transferência do serviço de identificação civil (emissão de RG) da 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) para a Secretaria de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Política para as Mulheres.
O atendimento, a partir de agora, passa a acontecer na sede do Procon, na rua Prefeito Manoel Gonçalves, perto da Casa de Saúde Santa Mônica, no centro onde continua o atendimento do Procon, da Advocacia Social e da Junta do Serviço Militar.
A transferência do serviço de identificação para o município, em parceria com o setor de Identificação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) foi costurado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos em setembro do ano passado, quando foi realizado um mutirão em parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos com a 14ª DRPC para desafogar o setor.
De acordo com o secretário da pasta, Maurício Vieira dos Santos Marins, o serviço de identificação foi assumido oficialmente nesta quarta, pela sua pasta e, em breve, a emissão da Carteira de Identidade passará a ser feita na sede da secretaria, no centro.
“Já estamos com duas colaboradoras atuando conosco e vamos transferir o serviço de identificação do bairro Nova Barra para o centro, facilitando a vida de todos que precisam do documento”, explica Maurício.
O secretário disse ainda que o objetivo é atender cerca de 50 pessoas por dia, de manhã e à tarde, porém, neste primeiro momento, a emissão do documento continuará sendo feita em Vitória, por isso, o período de entrega do RG demora em torno de 30 dias.
“Nós já estamos trabalhando para fazer a emissão do documento aqui mesmo, em Barra de São Francisco. Acredito até o final do ano, isso já deverá acontecer, o que reduzirá substancialmente o tempo de entrega do documento”, avalia Marins.
Kit digital
Para que o documento possa ser emitido em Barra de São Francisco, o posto de identificação deverá receber kits para captura biométrica digital, o que também irá agilizar o atendimento e preparar o município para a emissão da nova identidade digital.
+ Sobre a Carteira de Identidade
1ª VIA DO RG
A primeira via da carteira de identidade é gratuita.
2ª VIA DO RG
Deverá ser paga a taxa de serviço no valor de R$ 73,03.
Será considerada 2ª via da Carteira de Identidade se a 1ª via tiver sido emitida no Estado do Espírito Santo.
O pagamento se dá por meio da emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA).
Fonte: Secom/ PMBSF