A Unidade Móvel do Senai está em Barra de São Francisco, onde iniciou, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege), no último dia 12 de agosto, um Curso de Costureiro Industrial de Vestuário Tecido Malha.
A unidade móvel está estacionada na Avenida Jones dos Santos Neves, no Centro da cidade, em frente ao BarraPrev. A ação faz parte de um projeto do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), visando promover a capacitação profissional e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. O curso, com duração total de 160 horas, conta com 19 alunas. A previsão é que as aulas durem até o dia 4 de outubro.
Ao final do curso, as participantes receberão um certificado de conclusão, um importante passo para a inserção e valorização no mercado de trabalho.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Silva Fernandes, visitou a unidade nesta sexta-feira, 23 de agosto e lembrou a quantidade de alunos formados em todos os cursos aplicados ao longo de quase quatro anos de gestão à frente da pasta. Ele aproveitou para agradecer o apoio do Governo do Estado: “É mais uma conquista. O Município está muito satisfeito. É uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos e a Setades, que é a Secretaria do Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e o Senai, que é uma instituição que capacita diversos profissionais, super gabaritada. Estamos aqui, a quase quatro anos de administração, com mais de 1500 alunos formados. Por isso queremos agradecer ao Governo do Estado que além de entender essa proposta de qualificação profissional que buscamos para a cidade, apoiar ela. Tudo começa na qualificação profissional, para o cidadão se tornar um profissional exemplar. A empresa contratando mais, vai gerar mais impostos trabalhistas. O empregado vai comprar mais na cidade e consequentemente outras empresas vão estar arrecadando e assim vai girando a economia local”, explicou Fernandes.
A professora docente de qualificação profissional do Senai, Verônica Aparecia Estrella, explicou como funciona o curso e falou do empenho das alunas no aprendizado ensinado a elas: “É um curso do Senai inteiramente gratuito, onde as alunas passam pelo processo de teoria, depois pelo controle de pedal de máquina, por usarmos máquinas industriais, posteriormente passarão pelos exercícios e finalizarão com a criação de peças de roupas. Nós temos um maquinário aqui, para a gente preparar e treinar o aluno para o mercado de trabalho, como também, se ele quiser montar o próprio negócio, a gente tem essa didática para chegarem a essa função. Eu vejo nas alunas muita garra e compromisso. Elas estão muito felizes com o curso. Realmente elas têm um futuro brilhante pela frente e a parceria com a prefeitura tem sido muito boa”, destacou Estrella.
Com dedicação, as alunas já planejam o futuro profissional que o curso pode oferecer a elas. Muitas pretendem trabalhar no setor de criação de vestuário.
“É muito bom ter um curso desse na cidade, porque é um aprendizado que ninguém tira da gente, por isso o que aprendermos vai servir para quem quiser fazer pra si e para quem quiser expandir vai poder costurar para fora ou trabalhar nestas fábricas. É bom demais, porque vai possibilitar vários meios das pessoas ganhar um dinheiro extra, um dinheiro a mais”, comemorou a aposentada Esvaldete José de Oliveira, de 61 anos, moradora do bairro Campo Novo, aluna do curso.
“O curso está sendo maravilhoso e de grande proveito. Uma benção para a minha vida e para a vida das minhas colegas. Eu pretendo trabalhar na minha casa para vender e ter um ganho. Estou gostando demais”, exclamou a Ana Cristina Bonifácio da Silva de 56 anos, do lar, moradora do bairro Bambé, também aluna do curso.
Unidade Móvel
As Unidades Móveis permitem levar qualificação profissional a diversos municípios do estado, mesmo onde não existem unidades fixas do SENAI. São carretas, caminhões e vans preparadas para oferecer cursos, palestras e atendimentos médicos em todo o Espírito Santo. Ao todo, são 16 unidades móveis do Sesi Senai ES com foco em educação e oito direcionadas para assistência em saúde.
Educação do Senai ES
As 13 unidades móveis de educação do Senai ES oferecem cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional. As oportunidades são variadas, em áreas como alimentos, panificação, confecção, colheita florestal, soldagem, construção civil, frigorífico, informática, madeira e mobiliário, e mecânica veicular.
Os veículos são transformados em espaços modernos, equipados com maquinário de ponta e inovação tecnológica.
Com fotos e informações de SECOM/PMBSF