Com notas positivas, a educação do Município de Barra de São Francisco foi destaque nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliado pelo Governo Federal, entre escolas municipais do Espírito Santo, ficando entre os dez primeiros colocados no estado, que possui 78 municípios.
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As notas divulgadas no início de agosto são referentes a última avaliação realizada em 2023 e as notas vão de zero a dez.
A maior conquista do município francisquense foi na categoria do Ensino Fundamental I, que abrange as turmas escolares do 1º ao 5º ano, onde a nota geral foi de 6,8, enquanto a de 2021, ainda no período de Pandemia do Covid-19, foi de 6,2.
Na categoria do Ensino Fundamental II, que inclui as turmas escolares do 6º ao 9º ano, a nota geral do município foi de 5,3, enquanto a de 2021 foi de 5,6. Uma pequena queda causada pelo número de reprovações de uma escola, mas com um índice de pontos positivos entre as unidades de ensino na prova do Saeb.
Na Microrregião composta por cinco municípios, ao qual Barra de São Francisco faz parte, a cidade francisquense ficou em segundo lugar, com a melhor nota do Ideb.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, as conquistas destes resultados são frutos de um grande investimento na qualidade de ensino da rede municipal, ao longo dos últimos anos. “Nós temos aqui um trabalho muito forte, desde 2017, que é o Programa Educação em Movimento, que prepara o aluno para avaliações em grande escala, tanto para o Governo Estadual, quanto para o Governo Federal. Só Barra de São Francisco tem esse programa, de preparação e avaliação interna que é feita em toda a rede, todos anos e no final do ano realizamos uma noite de premiação e honra aos alunos que apresentaram melhores resultados. Nós estamos muito gratos aos nossos diretores, aos professores, ao apoio da gestão, que sempre fortalece a educação municipal, aos pais que confiam seus filhos a nós e a toda a equipe que trabalha a favor desse aprendizado, desde quem prepara a alimentação escolar, o monitor, a pessoa que limpa a sala e principalmente o professor que está no dia a dia na sala de aula. Então, nós estamos em festa e em gratidão a Deus pelo trabalho. Nós estamos fechando um ciclo de gestão e isso é muito positivo para nós”, destacou Delma.
Entre as escolas da rede municipal que mais se destacaram estão a Escola Municipal José Francisco da Fonseca na categoria Fundamental I, com 7,6 pontos no último Ideb, enquanto em 2021 havia pontuado em 6,5; e a Escola Municipal Wilson Ferreira, com 6,9 pontos no último Ideb, enquanto em 2021 havia pontuado em 6,4.
Felizes com o desempenho dos alunos na prova do Saeb em 2023, o que resultou em notas positivas para as duas escolas no Ideb divulgado neste mês de agosto, as diretoras explicaram a fórmula do sucesso usadas em suas escolas, que possibilitaram um alto desempenho de seus alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
“A escuta aos professores das turmas foi realizada para que identificássemos as fragilidades de aprendizagens para uma proposta específica de cada caso para um trabalho personalizado, aliado a motivação dos alunos que se sentiram coatores desse processo e engajados na missão de alavancar nossa escola rumo aos melhores índices de Barra de São Francisco. As professoras trabalharam com material adaptado e concreto, Projeto Talentos e sexta-feira Lúdica, além de apostilas e inúmeros simulados do projeto Educação em Movimento ‘Um Giro pela Aprendizagem’ da Secretaria Municipal de Educação. A equipe gestora dessa escola, com muita responsabilidade direcionou e apoiou todo processo, fazendo pontes entre as famílias, analisando resultados e alinhando ações para garantir os direitos de aprendizagem para o ano em curso. Junto as demais escolas que também evoluíram, impulsionamos o Índice da Educação Básica de toda uma rede. Os agradecimentos em especial vão para nosso condutor Deus, que sustentou todo nosso trabalho. Gratidão e aplausos para as professoras que estiveram no chão da sala de aula. Pesquisando, buscando novas metodologias, refazendo rotas e fazendo toda diferença com trabalho dinâmico e profissional. Gratidão aos monitores e estagiários que se dispõem e colaboram com o fazer diário de sala de aula. Por fim, agradecemos orgulhosos os nossos alunos que deixaram marcas positivas na escola de muito carisma, dedicação e garra”, explicou e agradeceu a diretora da Escola Municipal José Francisco da Fonseca, localizada no bairro Vila Landinha, região da sede de Barra de São Francisco, Solange Cabral.
” Aqui trabalhamos com monitoramentos de alunos, verificamos aprendizagem, resultado através de simulados, e os alunos que não alcançaram, por não ter aprendido os conteúdos ministrados quinzenalmente, fortalecemos com reforço escolar no contra turno. A Semed, tem oferecido um material didático aos alunos (Giro pela Aprendizagem), em 2023, que ajudou a consolidar a aprendizagem. Acredito que o ambiente educativo, a prática pedagógica da escola, ensino e aprendizagem da leitura e escrita, gestão escolar democrática e a formação e condições de trabalho dos professores foram primordiais para que a escola obtivesse esse resultado. Gostaria de agradecer as famílias que depositam sua confiança nesta escola, aos alunos que sempre buscaram compreender a importância do papel da escola em sua formação; Secretaria de educação; aos professores que não mediram esforços para que a turma conseguissem um resultado da qual colocou a escola em uma posição entre a 6ª escola com melhor resultado entre as escolas estaduais e municipais, sendo a primeira no município no ensino fundamental II; a prefeitura, que acredita e proporciona meios para que esta escola possa dar um uma educação de qualidade aos seus educandos, com merenda de qualidade, reformas no prédio da escola, materiais didáticos e pedagógicos e por fim a Deus, que tem dado a essa escola reconhecimento pelo trabalho que realizamos nela”, também explicou e agradeceu a diretora da Escola Municipal Wilson Ferreira, localizada na sede do Distrito de Santo Antônio, Zona Rural de Barra de São Francisco, Joana Montovaneli.
As demais escolas da rede municipal de ensino também tiveram notas positivas, o que ajudou a nota geral do Fundamental I e II do município alcançar o êxito e o sucesso neste Ideb. Abaixo a relação da pontuação de cada escola municipal no índice:
RESULTADOS DO IDEB POR ESCOLAS DO FUNDAMENTAL I
Escola Municipal de Tempo Integral Ozeias Rezende – 6,7
Escola Municipal Vicente Amaro da Silva – 7,0
Escola Municipal José Francisco da Fonseca – 7,6
Escola Municipal Vargem Alegre – 6,2
Escola Municipal Neuza Fernandes – 5,7
Escola Municipal Cachoeirinha – 5,3
Escola Municipal Wilson Ferreira – 6,9
Escola Municipal Luciene Matos Ferreira – 6,2
Escola Municipal de Tempo Integral Elizabeth Trzoseki da Silva – 5,7
Escola Municipal Sebastião Albano – 7,3
Geral do município – 6,8 enquanto em 2021 foi de 6,2
RESULTADOS DO IDEB POR ESCOLAS DO FUNDAMENTAL II
Escola Municipal Barra de Itaperuna – 4,8
Escola Municipal Cachoeirinha de Itaúnas – 4,9
Escola Municipal João Bastos – 5,1
Escola Municipal Família Agrícola Normília Cunha dos Santos – 6,4
Escola Municipal Wilson Ferreira – 6,8
Geral do município – 5,3 enquanto em 2021 foi de 5,6
Com informações de SECOM/PMBSF